5 benefícios da automação de marketing para o e-commerce

A automação é uma tecnologia que agiliza processos de um planejamento estratégico de marketing. Ela reduz ações manuais que levam tempo e mantém uma frequência importante para que os resultados possam ser mensurados totalmente.

A automação de marketing faz com que as ações sejam eficientes e certeiras, transformando um visitante em lead e levando um cliente a uma próxima compra. É possível preparar um trabalho personalizado para cada estágio de compra, oferecendo conteúdos e informações relevantes que o leve até a última etapa.

São muitos os benefícios que a automação de marketing pode oferecer para um e-commerce e os principais deles são: aumento de venda, diminuição do CAC (custo por aquisição) e melhora a retenção. Além deles, confira mais 5 benefícios da automação de marketing para o e-commerce:

Prepara o lead com conteúdos relevantes

Nem todos os leads estão prontos para fazer uma compra a qualquer momento. Ele pode estar em processo de definição do problema ou estar com o orçamento apertado.

Seja qual for o problema, é importante nutrir esse lead para que ele se lembre do seu negócio quando puder fazer a compra. Marque presença e ofereça conteúdos relevantes que vão o conduzindo para perto da etapa final.

Educar um lead sobre a qualidade e importância do seu produto é uma fundamental.

Funil de marketing eficiente

Todo visitante que se torna lead e depois cliente passa por um processo de reconhecimento. As etapas do funil de vendas são definidas para mensurarmos as possibilidades de compra de um cliente.

Com a automação de marketing é possível analisar os interesses de cada um deles e enviar um conteúdo personalizado.

Comunicação personalizada e frequente

A automação de marketing permite que você mantenha contato personalizado com os vários tipos de personas que possam existir no seu negócio. Além disso, permite que você acompanhe o desempenho de modelos de e-mails diferentes e compare os resultados.

Quando falamos de e-mail precisamos saber que manter a frequência é um ponto importante. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Criar um relacionamento com o cliente só vai gerar bons resultados.

Diminui o clico de vendas

Com os conteúdos e informações dos produtos em fácil acesso, o lead já chega ao momento de compra sem dúvidas e questionamentos. Ele já saberá o que quer comprar e qual soluciona melhor a sua dor.

Quando um lead não tem informações suficientes ele acaba pesquisando em concorrentes, depois volta ao seu site, coloca os produtos no carrinho, abandona-o e depois retorna. Isso leva um tempo e pode atrapalhar os demais processos do seu e-commerce.

Aumento da satisfação do cliente

Leads que já conhecem a marca costumam ficar mais satisfeitos com sua compra. Eles já sabem o que esperar e ficam ansiosos para receber o produto.

Logo, se o seu produto for tudo àquilo que você apresenta na internet, terá grandes chances de ele ainda indicar para outras pessoas.

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