Gatilhos mentais são estímulos que funcionam como forma de convencer os leads a fazerem uma ação desejada. Usados de forma inteligente, eles podem fazer toda a diferença na hora de converter uma visita em uma venda. Por isso, é importante conhecer bem seus benefícios e colocá-los em prática no seu e-commerce.

Os gatilhos mentais são estímulos externos que provocam emoções e sentimentos desejáveis no ser humano. Eles são capazes de influenciar nossas ações e decisões, podendo nos levar a tomar atitudes positivas ou negativas.

Essa técnica permite criar um vínculo emocional com os clientes, despertando atitudes positivas no público-alvo. Sendo assim, é possível influenciar comportamentos e gerar resultados concretos para a empresa.

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas, capazes de tornar o marketing mais eficaz e assertivo. Eles podem ser ativados através dos cincos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Quando utilizamos uma combinação perfeita deles, podemos ativar um gatilho mental que desperte o desejo de compra imediata.

Confira os principais gatilhos mentais que você pode utilizar no seu e-commerce.

Gatilho de Autoridade

Faça com que o seu negócio seja reconhecido como autoridade do segmento, e a melhor forma é criando conteúdos de qualidade que evidenciem o seu produto ou serviço.

O blog é uma ótima ferramenta para criar esses conteúdos e também linkar com outros materiais, como vídeos no Youtube, por exemplo. A ideia é centralizar todas as informações, características e benefícios no mesmo lugar.

Gatilho de Escassez

O gatilho de escassez é poderoso, pois as pessoas gostam de se sentirem exclusivas e importantes.

E esse contexto funciona muito bem quando falamos sobre produtos limitados e com poucas unidades. Algumas vezes o produto pode ser aquele que está sempre disponível no e-commerce, mas organize uma ação que combine com esse tipo de gatilho: Quantidade limitada ou válido para as x primeiras pessoas.

Gatilho de Prova social

Não é uma novidade que as pessoas são influenciáveis e não apenas por famosos. Nós gostamos de saber o que o outro achou sobre determinado produto ou serviço.

A prova social nada mais é que o feedback de uma pessoa que já consumiu o que você vende para que outras pessoas possam ter conhecimento daquela opinião e serem convencidas a comprar o quanto antes.

Faça questão de ter um espaço no site onde fiquem todos os depoimentos e avaliações. Isso pode ser decisivo para quem está em dúvida

de fazer uma compra.

Gatilho de Urgência

O gatilho de urgência também está relacionado ao fim de algo. Assim como a escassez. Porém, agora é relacionado ao tempo.

Ações com cronômetro são boas apostas. Use termos como: Oferta por tempo limitado, últimas horas ou válido por apenas 24 horas.

Gatilho de Novidade

Para manter um cliente ativo e fazendo compras recorrentes, é importante ter sempre novidades e ações estratégias para divulgá-las.

É válido também usar outros gatilhos para dar um plus na sua campanha, por exemplo: Novidade e poucas unidades ou novidade com desconto para as x primeiras compras.

Já usou algum desses exemplos no seu e-commerce?

Os gatilhos mentais são um poderoso aliado das estratégias de marketing. Quando bem aplicados, eles podem influenciar positivamente as vendas de um e-commerce.

Aplique-os em seu negócio e confira os resultados!