Gatilhos mentais para e-commerce

Todo o tempo estamos tomando decisões. Essas nem sempre envolve grandes pautas, mas sempre nos instigue a escolher entre isso ou aquilo.

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são acontecimentos externos que podem influenciar nas suas ações, pensamentos e emoções, tanto positivas quanto negativas. Fato que depende da situação em que foi gerado tal sentimento.

Reagir a eles é uma atitude natural e muitas vezes até involuntária. Porém, se o estimulo do gatilho foi gerado de forma estratégica, ele pode desenvolver atitudes desejáveis. Como é o caso de utilizar os gatilhos mentais no Marketing Digital.

Nesse caso, os gatilhos devem ser muito bem planejados para que não resulte em sensações ruins ou relembrar lembranças indesejadas. O foco deve ser gerar sentimento de exclusividade, necessidade e desejo de compra.

Onde usar os gatilhos mentais no Marketing Digital

O conteúdo de um e-commerce deve ser focado em vender e atrair clientes, então todo o conteúdo pode ter gatilhos mentais com esse objetivo. Postagens nas redes sociais, vídeos e campanhas devem ter formas específicas de convencer novos leads.

E para potencializar ainda mais os gatilhos mentais, você precisa entender qual é a dor do seu cliente para que a estratégia seja bem aplicada por completa.

O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta para convencer pessoas a realizarem uma compra no seu negócio. Tendo em vista que você já tem o e-mail dele, quer dizer que parte do funil já foi avançado. E claro, o primeiro gatilho mental de um e-mail já deve estar logo no título para que o lead escolha abrir o seu em meio a tantos outros.

Como usar os gatilhos mentais

Gatilho de reciprocidade

Oferecer algo ao seu cliente sem pedir nada em troca, essa é a base da reciprocidade. Oferecer um conteúdo gratuito, uma dica, download de um e-book ou até um brinde especial na primeira compra.

São formas de criar um sentimento de amizade que faça o cliente fazer uma compra como agradecimento.

Gatilho de autoridade

Mostre que o seu produto é o melhor do mercado e que seus colaboradores são experientes no setor. Sabe aquela história de vestir a camisa? Isso é um gatilho de autoridade. Use o seu conhecimento para gerar valor a sua marca.

Produza conteúdos que soluciona as dúvidas dos clientes e coloque a sua marca como uma referência e que sabe do que está falando.

Gatilho de novidade

Todo mundo gosta de uma novidade ou lançamento de um produto, seja de qual for o seguimento. A ideia de ser algo novo e que poucas pessoas já têm é uma ótima forma de atrair a atenção e se destacar.

É importante que o seu negócio sempre tenha uma novidade para apresentar, ainda que ela não seja tão extraordinária e não tenha tantas diferenças de outros produtos. Mas a ideia de ter uma novidade estimula o desejo de comprar.

Gatilho de prova social

Todos nós somos influenciáveis de alguma forma e pincipalmente para tomar uma decisão de compra. Procuramos referências e opiniões de outras pessoas que já compraram aquele mesmo produto e se é realmente válido.

Além disso, os produtos mais vendidos alcançam a popularidade exatamente pelo mesmo motivo. É a ideia de: ‘se todo mundo tem é porque é bom’ ou ‘se todo mundo tem, eu também quero ter’.

Dedique uma área do e-commerce para que os clientes deixem depoimentos e comentários sobre o produto, entrega e qualidade.

Gatilho de escassez e urgência

O mais famoso e que gera melhores resultados. Trabalhar com o contexto de que os produtos exclusivos, poucas unidades, promoção por tempo limitado, apenas os X primeiros ganharão brinde e tantos outros gatilhos podem gerar o sentimento de que a pessoa precisa comprar naquele exato momento.

São muitas opções para você escolher a que melhor atrai o público do seu negócio!

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