Seu e-commerce não é apenas um catálogo de vendas ou uma prateleira virtual. Você também pode usar o site da sua loja para se comunicar com seus clientes!

Essa prática se chama marketing on-site para e-commerce. Há diferentes modos de aplicá-la, e cada um deles tem um propósito específico para passar a mensagem desejada.

Neste artigo vamos mostrar cinco soluções on-site para melhorar a comunicação com seus clientes usando o site da sua loja virtual. Mas antes é necessário organizar o CRM do e-commerce para realizar uma comunicação personalizada.

  1. Construa uma base de contatos qualificados. Para isso, convide seus visitantes a se inscreverem em sua newsletter, oferecendo em troca algum benefício.
  2. Segmente seus contatos. Use tags para organizar seus contatos conforme a campanha que você usou para convidá-los.
  3. Engaje com inteligência. Para criar uma experiência fluida, chame a atenção dos seus clientes quando eles decidem sair do seu site, mostrando uma mensagem personalizada de acordo com seus interesses.

Agora que o seu banco de dados está em ordem e você sabe como chamar a atenção do cliente da forma correta, confira algumas ideias de marketing on-site para e-commerce.

Produtos Recomendados

Personalização é a palavra-chave para o e-commerce em 2023. Isso porque os clientes virtuais buscam uma experiência cada vez mais próxima das lojas físicas, onde um vendedor buscaria entender suas necessidades para sugerir produtos relevantes.

Entender as necessidades dos clientes em um ambiente virtual é um desafio e tanto, visto que é impossível acessar sua linguagem corporal ou fazer perguntas abertas (pelo menos por enquanto!). Porém, o e-commerce tem uma grande vantagem sobre as lojas físicas: dados!

Ao coletar informações sobre quais produtos cada usuário visualizou, adicionou ao carrinho ou mesmo comprou, é possível obter uma compreensão cada vez melhor de suas necessidades e interesses, e assim fazer recomendações personalizada de produtos conforme o comportamento do consumidor.

Recomendação de produtos personalizados on-site no site da Maria Pia Casa.

Pop-ups

Os pop-ups são uma forma altamente eficiente para se comunicar com os visitantes da sua loja e prender sua atenção imediatamente. Leve em consideração que eles sempre interrompem a navegação, por isso devem ser usados de forma inteligente.

Apesar de sua reputação complicada, é possível criar pop-ups que seus clientes não apenas não vão se importar de ver, mas podem até mesmo apreciar!

O principal cuidado é garantir que a navegação não vai ser interrompida, um pop-up de abertura, por exemplo, deve aparecer na parte superior do site e não deve precisar ser fechado para que o usuário continue navegando. Já no pop-up de saída você pode interromper a navegação para tentar manter o cliente na sua página por mais tempo.

Exemplo de pop-up no site da Stanley oferecendo benefício em troca da inscrição na newsletter.

Web Layers

Sua comunicação on-site não deve parar após o Pop-up ser fechado… ela pode continuar enquanto o seu visitante explora seu site, sem atrapalhar a experiência de navegação.

As Web Layers da edrone são banners estáticos ou animados que são exibidos em páginas específicas do site, para um público específico, acionados por uma ação do usuário ou por um parâmetro pré-definido pela loja.

E o melhor: como elas se “mesclam” com os elementos do site, são imunes a bloqueadores de anúncios!

Esta funcionalidade engaja os usuários finais para tomarem a ação desejada em cada etapa do funil de vendas, conforme a sua estratégia de marketing digital.

Notificações Push

Alarmes, lembretes, bots, notificações… todos nós precisamos ser lembrados de coisas importantes, que nos trazem valor. Então não deixe seus clientes esquecerem de você!

As Notificações Push são apresentadas diretamente no navegador (browser) do seu cliente, mesmo que ele não esteja navegando no seu site. Ele só precisa estar com alguma página aberta no navegador (o mesmo que ele usou quando aceitou receber suas notificações push).

Notificação no site da Liquido Store solicitando a permissão para enviar notificações push.

Quando um visitante do seu site aceita receber mensagens, um cookie é armazenado confirmando o consentimento. A partir deste momento, você pode enviar notificações àquela pessoa mesmo que ela não esteja navegando pelo seu site!

Prova Social

Mostre aos seus clientes como outras pessoas estão se apaixonando por seus produtos e aproveitando suas promoções!

A Prova Social (também conhecida pelo termo em inglês, Social Proof) pode ser a diferença entre “eu preciso disso agora mesmo!” e “vou deixar pra ver depois” (que, na verdade, significa “provavelmente não vou voltar”). Ou seja, é uma ferramenta de marketing on-site para criar urgência na compra, com mensagens como: “estoque reduzido”, últimas unidades”, “promoção por tempo limitado”, entre outras.

Exemplo de Prova Social no site Booking.com

Lembre-se: o Marketing On-site é a chave para engajar e converter! Você investe muito dinheiro trazendo visitantes para o seu site com anúncios em redes sociais, Google Ads, entre outros. Para otimizar seu investimento, é necessário conversar de maneira estratégica com estes visitantes. Da mesma forma que em uma loja física, você não quer que eles saiam do seu site sem ouvir um “Olá! Como posso ajudá-lo?”.

Por isso vale a pena ter uma ferramenta que ofereça funcionalidades de Marketing On-site para E-Commerce. A plataforma edrone oferece todas as táticas apresentadas aqui e muito mais – tudo que a sua loja virtual precisa para se transformar em uma verdadeira máquina de vendas!

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