Depois de anos fora dos palcos, a cantora e diva pop Rihanna fez uma apresentação surpreendente no Super Bowl 2023, que é o principal evento esportivo dos Estados Unidos, sendo a final da temporada de futebol americano da NFL (National Football League). O evento acontece anualmente no início de fevereiro, marcando o encerramento do campeonato.
A cada ano, grandes artistas são convidados a fazer uma apresentação no intervalo do jogo. Já passaram por lá: Madonna, Paul McCartney, Lady Gaga, Beyoncé, Bruno Mars, Michael Jackson e muitos outros.
Por esse motivo, o evento tornou-se, além do maior evento esportivo do país, também um grande palco para os maiores artistas da época.
Apesar de a NFL não pagar cachê pela apresentação, não pense que a Rihanna saiu de mãos vazias. Ela aplicou uma grande estratégia de marketing e deu o que falar.
Durante a sua performance, a cantora utilizou um espelho compacto para retocar a maquiagem da sua própria marca de cosméticos, a Fenty Beauty. Além disso, os seus dançarinos estavam vestindo a nova coleção da sua marca Savage X Fenty. O buzz foi tanto que os próprios fãs subiram a hashtag #FentyBowl, tornando as duas marcas também anunciantes do evento, mas sem nenhum investimento direto.
A visibilidade que as marcas alcançaram provavelmente foi maior que qualquer cachê que ela poderia ganhar pela apresentação. De acordo com as informações da Nielsen Media, o show conquistou 118,7 milhões de espectadores ao vivo. A Rihanna conquistou a segunda maior audiência da história, atrás apenas de Katy Perry, que se apresentou em 2015.
A Fenty Beauty foi a marca mais mencionada por algumas horas e teve mais de 321 milhões de impressões.
Só que a estratégia não parou por aí! Nas redes sociais da Fenty Beauty, o vídeo da apresentação foi rapidamente postado e a Savage X Fendy disparou um e-mail vendendo as peças que os dançarinos usaram na apresentação.
As lojas de cosméticos Sephora e Ulta Beauty também aproveitaram essa visibilidade para promover a nova coleção da marca da cantora.
E tem mais! Antes mesmo do evento acontecer, a Rihanna assinou um contrato milionário com a Apple TV para produzir um documentário que tratará do seu retorno aos palcos, nesse mesmo evento.
E por fim, mas não menos importante, a apresentação também revelou que Rihanna está grávida do seu segundo filho. Os fãs foram a loucura e isso aumentou ainda mais a busca pelo vídeo da apresentação.
Como se inspirar nas estratégias da Rihanna para o seu negócio
Crie uma comunidade
A maior estratégia dos últimos tempos é a criação de uma comunidade, é como se os seus clientes “vestissem a camisa”. Eles são importantes para o seu negócio e você faz com que eles sintam isso. Seja com antecipação de novidades, compartilhamento de conteúdos ou interação pelas redes sociais.
Uma marca para todos
Hoje em dia nada melhor do que ter um negócio que atende a necessidade de todas as pessoas, senão a maioria delas. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, por que não se dedicar para vender todos os tamanhos? O mundo atual cobra muito – e com razão – para que o mercado atenda a todos, sem exceção.
Surpreenda o seu cliente
Para que um negócio tenha sempre novos clientes e um bom número de recompra, ele precisa ter uma frequência em novidades e ações estratégias para que eles sempre estejam fazendo novas compras.
Seja intencional
Tudo o que você faz para sua marca deve ter um propósito: desde um post nas redes sociais a um bilhete que você envia junto com a compra do seu cliente.
Marketing de antecipação
Crie conteúdos que prendem a atenção, preparando o público para o que está por vir. A antecipação gera empolgação e curiosidade.
Essas estratégias podem parecer ser longe da sua realidade, mas é possível aplicá-las em qualquer segmento.
Estude o seu público e comece hoje mesmo!
Comentários