A qualidade do produto no e-commerce só é confirmada quando consegue a primeira avaliação de um cliente. O feedback do público é importante para qualquer nicho do mercado.

Por isso, disponibilizar a opção de o cliente deixar a avaliação do produto é uma ótima estratégia de prova social. Tendo em vista que muitas pessoas só fazem uma compra a partir do depoimento de outras, principalmente se o seu negócio ainda não é reconhecido pela qualidade ou experiência.

Porém, antes de ativar essa avaliação, é importante ter certeza de que o seu serviço está 100% alinhado para não desapontar as expectativas dos clientes. Claro que erros podem acontecer, mas você deve ter estratégias para evita-los ou resolvê-los da melhor forma para todos.

Essa estratégia oferece vários benefícios para o e-commerce, entre eles está a credibilidade que um feedback pode desenvolver a partir de confiança e segurança para o cliente. Além disso, essas avaliações funcionam como um contato direto com o cliente, o que mostra o comprometimento e aproximação.

Importância da avaliação de produto no e-commerce

Confiança

Experiências negativas com compras na internet estão cada vez mais frequentes. Então a avaliação de um produto é extremamente importante para gerar confiança para um visitante fazer a primeira compra.

Credibilidade

Mostrar a experiência positiva de outros clientes gera credibilidade e agrega valor ao seu produto, podendo transformá-lo até em um produto desejo.

É preciso entender que, além de comprar um produto, as pessoas buscam por experiências, e isso inclui todo o processo desde a decisão de compra.

Aumento do ticket médio

A junção da confiança no seu e-commerce e também na qualidade do produto, somado a credibilidade que as avalições transmitem, automaticamente resultam no aumento do ticket médio.

As pessoas tendem a comprar muito mais rápido um produto com boas avaliações do que um produto sem informações de outros clientes.

Quais as opções de avaliação de produto

A avaliação não precisa ser somente pelo produto, mas também sobre o tempo de entrega, embalagem, atendimento e outras observações que o cliente pode considerar um diferencial.

O campo de avaliação deve ficar nas páginas dos produtos para ser um ponto de decisão de compra. As opções de formatos para captar esses depoimentos são diversos: Avaliações em estrelas, questionário, comentários, notas e fotos.

Vale lembrar que, principalmente nas avaliações por comentários, é importante responde-los com um agradecimento ou uma solução, em caso de problemas. Elas também devem funcionam como um canal de atendimento e troca de experiências.

A avaliação de produtos é uma estratégia importante para o e-commerce. Ela é responsável por gerar credibilidade ao site e aumentar as chances de conversão. Por isso, é fundamental investir tempo e esforço nesse processo.

Comece hoje mesmo a trabalhar nisso!

Categorizado em: