Como fazer descrição de produto no e-commerce

Para o sucesso de uma loja virtual é preciso se atentar a diversos detalhes e configurações do e-commerce. Entre essas ações, está a descrição dos produtos e a forma com que você pretende convencer o cliente de que precisa fazer a compra.

A linguagem do e-commerce deve estar alinhada às características da persona para que o visitante crie uma identificação e se sinta de alguma forma representado pela marca.

Uma boa descrição de produto deve conter alguns pontos importantes, tais como: clareza nas informações, linguagem de fácil compreensão e texto atrativo e explicativo. Além disso, também é indispensável conter fotos e vídeo do produto e dúvidas frequentes.

As descrições dos produtos estão diretamente ligadas às vendas e conversões, tendo em vista que é na página de produto onde o lead vai tomar a decisão de compra.

Reunimos 8 dicas para melhorar a descrição dos produtos do seu e-commerce e que você pode começar a aplicá-las agora mesmo. Confira:

Liste as principais informações

Toda descrição de produto deve ter as principais informações do mesmo. Então para facilitar a rotina, prepare uma lista com esses tópicos e preencha sempre que for cadastrar um produto novo na loja virtual.

Uma dica é utilizar um conceito chamado Lide, do Jornalismo, que consiste em seis perguntas básicas: O quê?, Quem?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?.

  • O que é o produto? Nome, material e medidas;
  • Para quem é o produto? Descreva a persona;
  • Quando utilizar o produto? Descreva as situações onde deve ser utilizado o produto;
  • Onde utilizar o produto? Descreva os locais onde deve ser utilizado o produto;
  • Como é utilizado? Descreva as formas de uso e principais cuidados;
  • Por que comprar o produto? Descreva as funções do produto;

Palavras-chave long tail

As palavras-chave são indispensáveis para o SEO (Search Engine Optimization) de uma loja virtual.

Porém, as palavras-chaves mais populares são as mais concorridas. Então a ideia das palavras long tail é basicamente inverter essa ação, ou seja, trabalhar com as mais específicas e longas para diminuir a concorrência, por exemplo: ‘Casaco feminino azul longo’ ou ‘armário preto cozinha pequena’.

Essa técnica costuma apresentar uma taxa de conversão mais alta, menos concorrência e melhor rankeamento. E ainda, de contribuir na ideia de autoridade no nicho do seu e-commerce.

Descreva o produto de forma criativa

Além de descrever as características e funções, também é indicado fazer um pequeno texto para convencer o visitante a comprar aquele produto. Prepare um texto criativo e com a linguagem da persona.

Sugerimos que a descrição de um produto seja composta por texto, bullet points com as informações gerais, fotos e vídeos.

Fotos e vídeos

Não se esqueça de produzir boas fotos do seu produto. Fotos e vídeos funcionam como uma conformação daquilo que está no texto e é o checkmate para o visitante fechar a compra.

E não se preocupe, é possível fazer bons conteúdos utilizando apenas um celular. Os vídeos podem ser decisivos para os visitantes que estão indecisos, já que é possível ver o produto de forma mais clara. Utilize esse formato para reviews, dicas e tutoriais.

SEO nas imagens

A otimização das imagens é muito importante para chegar até as pessoas que costumam buscar por produtos justamente através de imagens. Isso deve ser feito no nome e no tamanho do arquivo.

Toda imagem que subir na loja virtual terá uma URL dedicada a ela, por isso você deve nomear o arquivo pensando nas palavras-chaves, que falamos sobre elas anteriormente. Por exemplo: Use ‘casaco-feminino-azul-longo’ ao invés de ‘IMG_8713’.

Suba as imagens com o menor tamanho possível, desde que não prejudique a qualidade e a compreensão de todos os detalhes.

Meta Description do produto

A meta description é o texto que aparece com o título e link da página nos sites de pesquisa. Ela deve, em poucas palavras, resumir sobre o que tem na página e convencer a pessoa de clicar para ser redirecionada ao site.

Não deixe de usar a palavra-chave e um texto simples e objetivo.

Experiência sensorial

A experiência sensorial é uma estratégia que consistem em estimular as sensações de quem está lendo a descrição do produto.

Essas sensações poderiam ser percebidas em uma loja física, por exemplo, mas como a compra é feita pela internet, devemos de alguma forma transmitir todas as impressões do produto.

Confira algumas ideias: ‘Toque suave na pele’, ‘leve e confortável’, ‘suculento’ e ‘saboroso’.

Prova social

Cerca de 91% das pessoas que compram online costumam ver análises de outros compradores antes de fechar uma compra.

Os feedbacks e depoimentos dos clientes são fundamentais para validar a qualidade dos produtos que você oferece. Além disso, é uma forma de deixá-los mais seguros sobre a compra que estão fazendo. Afinal, ninguém quer comprar um produto que não corresponda às suas expectativas!

Assim, todos saem ganhando: Os clientes têm a certeza de estar comprando um produto de qualidade e você tem a satisfação de saber que seus esforços estão sendo reconhecidos.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você consiga colocá-las em prática na descrição dos produtos do seu e-commerce.

Lembre-se sempre de falar sobre as vantagens e benefícios que o seu produto oferece, além de usar palavras-chaves e imagens que destaquem as características.

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