Sabemos que o mercado está em constante evolução, tanto nas opções de negócio quanto no surgimento de novas tecnologias e soluções. Entre as oportunidades, temos as franquias, que agora está vivendo o auge desse modelo de negócio.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2022 foram 63.800 novas franquias. Esse dado é 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021 com 56.663 unidades.

O mercado de franquias já está competitivo e destaca-se aquele que investe certo e de forma coerente com a persona do negócio e o marketing é a melhor forma de chegar até as pessoas certas, que estão buscando por esse tipo de investimento, com capital disponível e dispostos a encarar essa oportunidade.

O foco de uma franqueadora não está apenas no faturamento e lucratividade, mas também na expansão da marca com novas unidades.

O que é o Marketing de Franquias?

Se você é um franqueador (dono de um modelo de franquia), já deve ter reparado que muito se fala sobre prospecção e expansão. Na teoria pode parecer simples, mas atrair novos franqueados é uma tarefa que exige estratégia.

O marketing de franquias envolve diversas ações que, em conjunto, devem atrair novos interessados para a aquisição de uma unidade de. Esse trabalho deve ser realizado com o objetivo de expandir a franquia, atingir o público que está interessado nesse modelo de negócio e consequentemente, ter novos franqueados.

Trabalhar o marketing de franquias exige estratégias criativas e eficazes para alcançar seus objetivos de expansão. Além das estratégias tradicionais de publicidade e promoção, é essencial explorar as redes sociais e o marketing digital para atingir um público mais amplo. Uma sugestão de ação eficiente pode incluir a criação de conteúdo relevante e atrativo que demonstre o sucesso das unidades existentes, depoimentos de franqueados satisfeitos e detalhes sobre os benefícios exclusivos de se tornar um franqueado.

Manter a consistência da marca e o excelente suporte aos franqueados existentes também é crucial para atrair novos interessados e criar uma rede de franquias sólida e bem-sucedida.

Como começar no Marketing de Franquias?

O Marketing de Franquias engloba diversas ações estratégicas para atrair novos franqueados, como por exemplo: tráfego pago, geração de leads através de landing pages, e-mail marketing, SEO, redes sociais e conteúdo de topo, meio e fundo de funil.

A ideia é que, além de atrair o público, a franquia também ofereça conteúdo para nutrir esses leads até a decisão final de marcar uma reunião e avançar na negociação. É importante apresentar toda a estrutura e proposta da franquia, mas também mostrar a força da marca e experiência na gestão do negócio.

Essas estratégias devem gerar o interesse do lead em saber mais informações, em querer se tornar um franqueado e fazer parte do time.

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