Quando se fala em planejamento para e-commerce é preciso ter em mente que ele deve ser feito para o ano todo, ou por trimestre, para que o tempo de execução não atrapalhe a ação. A chave para bons resultados é um planejamento estratégico bem aplicado.

Por isso, é importante analisar os dados da loja, campanhas anteriores, metas e estratégias, além de traçar planos para superá-las.

O planejamento estratégico assume ainda mais importância, pois é ele que vai orientar as ações da empresa nos próximos meses. É necessário analisar com cautela os dados do mercado consumidor e traçar estratégias que levem em conta as novas demandas.

Para começar, é preciso selecionar as principais datas comemorativas e que são importantes para todos os nichos, ainda que não seja possível realizar uma grande campanha.

Lista de datas gerais calendário comercial

  • Ano Novo (01/01)
  • Carnaval (fevereiro e/ou março)
  • Dia Internacional da Mulher (08/03)
  • Dia do Consumidor (15/03)
  • Páscoa (17/04)
  • Dia do Frete Grátis (28/04)
  • Dia das Mães (08/05)
  • Dia dos Namorados (12/06)
  • Dia do Amigo (20/07)
  • Dia dos Pais (14/08)
  • Dia do Cliente (15/09)
  • Dia das Crianças (12/10)
  • Black Friday (última sexta-feira de novembro)
  • Cyber Monday (primeira segunda-feira após a Black Friday)
  • Natal (25/12)

Em seguida, defina as datas comemorativas de acordo com o nicho do seu e-commerce, por exemplo: Dia Nacional dos Animais (14/03), Dia Mundial do Café (14/04), Dia do Churrasco (24/04), Dia das Noivas (10/05) e muitas outras. Busque por um calendário de datas comemorativas e selecione datas que o seu cliente pode se identificar.

Com todas as datas já selecionadas, organize ações que sejam atrativas para seus clientes e visitantes: promoções, desconto progressivo, brinde, frete grátis ou fixo, cupom e tantas outras opções.

Mas não se limite a desconto ou algo que o e-commerce tenha que dar ao cliente. Adicione no planejamento estratégico os lançamentos de coleções e novidades.

Também é importante estar por dentro do que seus concorrentes estão fazendo e analise através dos comentários nas redes sociais como os clientes repercutiram. A ideia não é copiar aquilo que outro e-commerce está fazendo, mas usá-lo como uma ferramenta para entender o que pode ou não dar certo.

Planejar antecipadamente é essencial para preparar todos os materiais necessários e se dedicar para uma boa divulgação. Com isso, você poderá obter melhores resultados e conquistar novos clientes. Tudo começa com um bom planejamento, que deve ser detalhado e incluir metas a serem alcançadas.

Definir objetivos é fundamental para direcionar as estratégias de marketing e garantir o sucesso do projeto. Assim, será possível elaborar campanhas criativas e adequadas às necessidades do mercado.

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