O e-mail marketing é uma ferramenta importante para criar um relacionamento com os clientes e aplicar estratégias para aumentar as vendas.

Especialmente em datas comemorativas, as pessoas estão mais propícias a realizar uma compra, seja para elas mesmas ou para presentear outras pessoas, então não deixe de relacionar a sua marca e o seu produto com a data a ser comemorada.

O Dia dos Pais é uma data que gera bastante venda de forma geral e seu e-commerce precisa ter uma estratégia bem definida para que não haja gargalos.

O ponto inicial deve ser definir o conceito da campanha e qual será o destaque: lançamentos, descontos, frete grátis ou uma seleção de produtos específicos. Isso vai te ajudar a filtrar os pontos que você deve abordar, o tipo de público que quer atingir e o que você deve produzir para atrai-los.

Contexto da campanha de Dia dos Pais pronta? Vamos às ações por e-mail marketing.

Segmente a base de leads

Antes de dar início a uma campanha de e-mail marketing é necessário definir o público-alvo, como mencionamos anteriormente, e filtrar a sua base para não sugerir produtos para quem não tem interesse e correr o risco aumentar a taxa de descadastramento.

Mantenha na sua lista aqueles clientes que já fizeram mais de uma compra no e-commerce, que realizaram compra nesse mesmo período no ano passado e aqueles que podem ser possíveis compradores. Você pode criar segmentações também através da faixa etária do seu público.

Guia de presentes

Você pode facilitar essa escolha do presente para o seu cliente. Uma boa alternativa é criar um quiz com características de pais para que os clientes preencham e você consiga segmentar melhor as sugestões de presentes.

As sugestões poderão ser enviadas por e-mail através de uma automação e seu e-commerce terá mais chances de venda oferecendo o produto certo.

Trabalhe com situações do dia a dia

Sabe aquelas situações corriqueiras que todo pai já fez? Então, use-as para promover uma comunicação usando o bom humor com o seu cliente.

Mas não deixe de usar o apelo emocional como artimanha para atrair um cliente, reforce a importância do pai e os momentos compartilhados juntos. Não esqueça de mencionar sobre as mães que também são pais, afinal, existem muitas que exercem esse papel.

Condições especiais

A sua base de leads merece um cuidado especial! Não deixe de oferecer benefícios para os clientes que estão cadastrados por lá, seja através de descontos, brindes ou entrega rápida para cidades da região.

É importante manter a comunicação com seus clientes, pois se já estão na sua base de e-mail, é mais provável que façam uma compra do que as pessoas que ainda não conhecem o e-commerce. Não desperdice tempo e dinheiro em ações erradas.

Reforce o tempo de entrega

Durante toda a comunicação por e-mail, não deixe de mencionar o tempo de compensação do pagamento, envio do produto e entrega.

Nos últimos e-mails, sugira que o cliente escolha a entrega mais rápida para que não corra o risco de o produto não chegar a tempo.

A sua campanha de Dia dos Pais será um sucesso seguindo as nossas dicas, mas não deixe para a última hora.

Coloque-as em prática e boas vendas!

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