Dia do Cliente 2021: 5 estratégias de marketing para e-commerces

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e é uma data importante para o e-commerce. Os clientes já costumam esperar grandes ofertas e condições especiais para esse período, assim como acontece na Black Friday. Mas não é qualquer ação que trará resultados: crie um planejamento estratégico com base no que seus clientes costumam gostar.

Para saber o que realmente pode funcionar para o seu público, sugerimos analisar resultados de campanhas anteriores. Existem públicos que preferem descontos, frete grátis, e alguns não se importam com o preço, mas buscam por lançamentos e produtos exclusivos.

Temos sugestões de ações para você atrair novos visitantes no Dia do Cliente. Confira:

Cupom de Desconto

Oferecer desconto é o tipo de ação mais frequente e ele pode ser feito de algumas formas: desconto direito no site, desconto aplicado no carrinho, desconto por e-mail ou através de cupom.

Lembrando que seja qual for a forma do desconto, você pode selecionar uma categoria ou produtos específicos para que o desconto seja aplicado.

Frete grátis ou frete fixo

O valor do frete é um dos principais motivos para desistência na hora de finalizar uma compra, principalmente se o seu negócio tem produtos maiores e com um custo muito elevado.

Oferecer frete grátis é uma ação frequente, mas que costuma gerar muitos resultados. Não se esqueça de que essa promoção precisa ser por tempo limitado para, assim, gerar urgência.

Uma outra alternativa é a apostar no frete fixo, para a ação ser positiva para o vendedor e o comprador.

Brindes

Os brindes funcionam muito bem como um atrativo para fazer uma compra, ainda mais para aquelas pessoas que estão com os produtos escolhidos, mas ainda indecisas se vão ou não fechar o pedido.

O brinde pode ser válido para todas as compras ou apenas para compras acima de determinado valor.

Lançamento de Produtos

As novidades por si só já são ótimos atrativos para uma ação. Planeje lançamentos para o Dia do Cliente e trabalhe com contexto de exclusividade, poucas unidades e uma condição especial como cashback, por exemplo. Quem adquirir determinado produto ou serviço ganha R$10 de desconto na próxima compra. Dessa forma você incentiva a recompra e consegue fidelizar esse cliente.

Lista VIP

Para aumentar sua base de contatos e ainda gerar expectativa entre os clientes, você pode criar um landing page para que as pessoas cadastrem o e-mail e tenham acesso a promoções exclusivas ou saibam quais serão as ofertas antes de todos.

Essa ação gera uma curiosidade que funciona como um gatilho mental escassez e urgência.

Independente da ação que escolher fazer, lembre-se que a divulgação é parte essencial para o sucesso da mesma. Reúna ideias, faça um planejamento e invista em criação de conteúdo. A ação deve estar de fácil entendimento em todos os materiais da campanha, inclusive em redes sociais, anúncios e no próprio e-commerce.

Além disso, você pode buscar por influenciadores para potencializar essa divulgação. O influenciador pode ser da sua cidade, região ou a nível Brasil. O mais importante é o público dele tenha interesse no nicho do seu negócio.

Logo no início da campanha é importante trabalhar também com o contexto de tempo limitado e poucas unidades.

Precisa de ajuda para organizar o Dia do Cliente no seu e-commerce? Fale com a nossa equipe!

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