Mais de 90% dos usuários da internet acessam algum motor de busca (normalmente o Google) para se informar e pesquisar por produtos antes de comprar. Mesmo quando uma pessoa vê uma campanha em mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc), ela acaba indo para a internet para buscar mais informações a respeito do produto ou serviço que está sendo vendido.
E esse é o principal motivo para que seu negócio tenha uma estratégia de SEO para e-commerce bem definida e em funcionamento. Infelizmente é comum os donos de e-commerce deixarem suas estratégias de SEO para o final do projeto, como se fosse um mero detalhe. Porém, esse “detalhe” é o responsável por atrair cada vez mais visitantes para as lojas virtuais.
SEO para e-commerce não se trata apenas de definição de quais palavras-chave devem ser usadas em textos e descrições de produtos, mais sim uma estratégia global de marketing digital com foco em atrair visitantes que vão converter em vendas.
Estar entre as primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google aumenta muito as chances de venda daquele produto, pois os usuários entendem que as primeiras posições são as de empresas líderes de mercado, aumentando a confiança e, consequentemente, a possibilidade de venda.
Ao contrário dos anúncios em mídias e links patrocinados, o SEO para e-commerce é um trabalho que começa a gerar resultados no médio e longo prazo. Porém, seus resultados são mais sustentáveis e duradouros, o que acaba também ajudando nas estratégias de anúncios, que podem focar em produtos ou campanhas específicas, sem ficar 100% dependentes do tráfego gerado pelos investimentos em mídias.
Pelo menos 2x ao ano o Google faz atualizações em seu algoritmo de busca e ranqueamentos com o objetivo de sempre oferecer a melhor experiência de busca ao usuário. Dessa forma, é fundamental que as suas estratégias de SEO sejam periodicamente revistas e atualizadas, para que o seu negócio não seja penalizado e, principalmente, se mantenha no topo dos resultados de busca.
O projeto de SEO para E-commerce engloba:
- implementar títulos, meta description e heading tags;
- produzir conteúdo para páginas de produtos e blog;
- fazer benchmarking com a concorrência e descobrir novas oportunidades para o seu negócio;
- avaliar itens técnicos que precisam ser melhorados (sitemap, Analytics, Search Console).
Dessa forma, a sua loja virtual será encontrada mais facilmente, irá atrair muito mais clientes e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.