O inbound marketing para ecommerce faz com que sua loja virtual venda mais, e sempre.
Para que o seu ecommerce gere vendas, é imprescindível a definição de estratégias e ações focadas para esse objetivo. Isso significa saber quem é o seu público-alvo, como é o seu mercado, o que os concorrentes estão fazendo e, por último mas não menos importante, criar as estratégias de marketing. Tudo isso com o intuito de levar o consumidor até sua loja virtual e comprar seus produtos.
Conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes, e o que eles consideram importante no momento da compra, faz parte desse processo. E para ajudar nesse trabalho, existe uma metodologia que vai fazer você conhecer como funciona o processo de compra do seu consumidor e como usar essas informações em benefício do seu negócio.
Essa metodologia se chama Inbound Marketing.
O inbound marketing para ecommerce trata dos conteúdos e estratégias que auxiliamo na análise do relacionamento e acompanhamento das ações que os seus clientes tomam durante a jornada de compra na sua loja virtual.
O inbound marketing para ecommerce existe para trabalhar com os visitantes e leads (clientes em potencial que mostraram algum interesse pela sua marca, produto ou serviço) e que, por algum motivo, ainda não realizaram a compra (alguns motivos: custo do frete, prazo de entrega, falta do produto, preço, parcelamento, etc).
A jornada de compra do seu consumidor é trabalhada dentro de um funil, o funil de vendas do inbound marketing, onde ele será conduzido pelas suas diversas etapas até o fechamento da venda. Para cada uma dessas etapas do funil existem técnicas, ações, estratégias e ferramentas específicas que trabalham em conjunto com o objetivo de levar seu lead a efetuar uma compra.
Ter um funil de inbound marketing bem estruturado e funcionando é fundamental para o sucesso de qualquer operação de ecommerce, independente o seu tamanho, mercado de atuação, ticket médio ou tempo de mercado. O inbound marketing faz com que seu negócio tenha uma geração de visitantes e vendas previsível e escalável.
O Inbound Marketing contempla estratégias fortes e consistentes, que são definidas com o objetivo de gerar vendas para o seu negócio. Para isso, o projeto é dividido em 4 etapas:
- Atração: atrair mais visitantes para o seu site;
- Relacionamento: criamos um relacionamento e nutrimos os leads gerados com conteúdos relevantes;
- Conversão: levamos os leads nutridos e qualificados qualificamos para a compra;
- Análise: identificamos oportunidades de melhorias e ajustamos o que for necessário.
No nosso projeto, além de fazer um planejamento que considera as especificidades e necessidades de cada negócio, ainda nos preocupamos em aplicar técnicas de SEO e executar um processo 360º, que envolve:
- geração de tráfego;
- produção de conteúdo;
- gestão de mídia;
- criação de Landing Pages;
- gerenciamento de leads;
- automação de marketing inteligente;
- disparo de e-mails marketing.
Os projetos de Inbound Marketing para ecommerce sempre seguem este modelo:
- Topo de Funil: trabalhamos a confiança e autoridade da sua marca, através de materiais que ajudem seus potenciais clientes a identificar seus problemas ou cupons promocionais.
- Meio de Funil: ajudamos seus leads a perceberem que sua loja é sua melhor opção de compra. Além disso, é nessa etapa que matamos possíveis objeções.
- Fundo de Funil: os leads já qualificados são direcionados até seus produtos, mostrando todos os benefícios de comprar da sua empresa.
Também fazemos o gerenciamento de campanhas de anúncios (no Facebook Ads e Google Ads). Assim, garantimos a completa integração entre todas as estratégias e etapas do projeto (da atração de visitantes à compra) e, consequentemente, entregamos mais resultados.
O projeto de inbound marketing não é apenas captação de leads e geração de conteúdo. O projeto engloba:
- relacionamento;
- customização;
- integração (com SEO e mídia);
- nutrição;
- automação;
- foco no resultado;
- leads qualificados.
No início do projeto de inbound, faremos o planejamento que orientará nossas ações e fará você vender mais. O planejamento inclui:
- Estudo e criação de personas;
- Definição das jornadas de compra;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Elaboração de pautas para materiais ricos;
- Auditoria de SEO;
- Estruturação de campanhas de anúncios (Facebook Ads e Google Ads).
Na segunda etapa, iremos transformar seus visitantes em leads, através das seguintes ações:
- Produção de conteúdo (artigos, e-books);
- Criação de páginas para conversão;
- Solução de problemas On-page (SEO);
- Colocar as campanhas de anúncios no Facebook Ads e Google Ads pra rodar.
Na última etapa da estratégia, transformaremos seus leads em clientes, dessa forma:
- Melhorias de linkagem interna e reotimização (SEO);
- Otimização de campanhas e anúncios;
- Nutrição com fluxos de e-mails do topo ao fundo do funil e lead tracking;
- Recuperação de carrinho abandonado e remarketing;
- Disparos de campanhas de e-mail marketing.
Em 2019 a Artefato foi reconhecida pela Resultados Digitais como a melhor agência em RD Station Marketing, o que prova que todo o nosso trabalho gera resultados consistentes para nossos clientes.