Introdução
A Probel Colchões é a marca de colchões ais antiga do Brasil. Há mais de 80 anos a Probel é reconhecida nacionalmente pela qualidade e inovação tecnológica operando com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento.
A marca estava em um momento de transição e reorganização interna no departamento de marketing.
Precisávamos otimizar o uso e resultados das ferramentas que já estavam disponíveis (automação e tráfego pago).
Problema
O principal desafio foi trabalhar de forma estratégica uma campanha de pré Black Friday e também a própria Black Friday em 2022.
Após análise do cenário do cliente, criamos uma estrutura de campanha de antecipação que foi trabalhada no mês de outubro de 2022, também chamdo de pré Black Friday.
A campanha teve alguns gatilhos importantes de antecipação para sair da altíssima concorrência na época de Black Friday.
Rodamos campanhas de tráfego pago para atrair esses consumidores que tinham dinheiro disponível para comprar os produtos, além de também fazermos, pela primeira vez, um trabalho de relacionamento e aquecimento da base própria de leads e clientes que a empresa já possuía.
Em novembro, mês da Black Friday, além da campanha geral para esse período, que durou o mês todo, foram criadas landing pages com promoções e condições exclusivas de produtos que duravam uma semana, também com o objetivo de sair da concorrência do período de Black Friday.
Assim como na campanha de pré Black Friday, também trabalhamos com tráfego pago e o email marketing para a base de leads, de forma estratégica e segmentada, a fim de aumentar a conversão dos produtos em promoção.
As landing pages semanais ajudaram muito a distribuir o faturamento durante o mês, onde conseguimos custos em tráfego pago menores em comparação à semana da Black Friday onde, historicamente, o custo sobe muito e o esforço para converter o tráfego em vendas é muito maior.
Trabalhar o relacionamento com a base também ajudou a sustentar as ações promocionais, já que o custo CPV (custo por venda) para leads que estão na base, é muito menor do que se comparado a um lead/cliente novo.
No período de 01/11/2022 a 30/11/2022, conseguimos os seguintes resultados:
- + 140 mil visitas únicas
- + 470 vendas aprovadas
- aumento de 38,3% no faturamento em relação ao mesmo período de 2021
- 101,9% de meta de vendas batida na loja virtual
- RECORDE HISTÓRICO de faturamento na loja virtual (até então)