BBB 20 e as estratégias de marketing

As estratégias do BBB também servem para o seu e-commerce.

A 20ª edição do Big Brother Brasil está dando o que falar na internet e as estratégias de marketing também. Quem diria né?

A entrada dos influenciadores mostrou para o Brasil todo que estratégias de marketing funcionam SIM. Desde que tenham um bom planejamento e sejam bem executadas!

A primeira estratégia usada nessa edição foi planejada diretamente pela Globo.

A ideia de colocar influenciadores acontece através do Marketing de Influência. Eles usaram a visibilidade dessas pessoas para trazer mais telespectadores ao programa.

E deu certo: no paredão do dia 03/03/20, o recorde de votação chegou a 416 milhões de votos.

Boca Rosa e sua maquiagem intacta

Ela fez barraco, se envolveu em polêmicas, foi cancelada pelo público, mas chorou rios e sua maquiagem estava perfeita.

Existe propaganda melhor para uma linha de maquiagem?

Desde que Bianca Andrade entrou na casa, ela deixou bem claro que o seu objetivo principal era vender seus produtos das linhas Boca Rosa Beauty e Boca Rosa Hair.

Estratégia de marketing dentro e fora da casa

ALINHADOS! Bianca deixou sua equipe preparada para cuidar dos negócios aqui fora.

Sua estratégia foi fotografar todos os looks que usaria dentro da casa combinando com as maquiagens.

Ela decorou todas as produções e deu um show de planejamento. E o que seria do marketing sem planejamento?

Todos os domingos – dia mais importante e com maior audiência do programa – ela aparecia com uma produção e a equipe divulgava instantaneamente fotos no seu perfil do Instagram.

A cor da roupa era seguida durante toda a semana pelo perfil da linha de maquiagem e assim era feita a divulgação dos seus produtos.

Ou seja, as redes sociais dela e da marca estavam relacionadas 100% no que acontecia no programa.

Inclusive, não é porque ela estava dentro da casa que os “publis” pararam de acontecer. As roupas que foram fotografadas eram de marcas que pagaram para ela vesti-las durante o programa.

Bianca entrou no programa com 8,2 milhões de seguidores no Instagram, quando saiu estava com 9,4.

Hoje, a carioca já está com 10,2 milhões e sua linha Boca Rosa Beauty bateu 1 milhão de seguidores.

Personal Branding – Apagando os erros do passado

Boca Rosa usou o reality para trabalhar a estratégia de Personal Branding, que consiste em criar a sua imagem para o público de forma consistente para que seja lembrado e usado como referência.

A fama da Bianca na internet não estava das melhores, por isso o Personal Branding serviria como uma borracha para apagar essa imagem negativa.

Mas ela não contava que também se envolveria em polêmicas dentro do programa e a estratégia não teve tanto sucesso.

Apesar disso, vale ressaltar que a Bianca tem uma legião de fãs que deram a oportunidade dela trabalhar com o Marketing de Comunidade.

Um sinal de que isso sempre deu certo com ela é que todos os produtos que ela lança se esgotam em poucos dias e até horas.

As pessoas confiam no trabalho dela mesmo antes de saberem se aquele produto realmente é bom.

Ela tem uma linguagem característica com o seu público, oferece conteúdos variados e sabe agradá-los.

Não é a toa que entrou no BBB como a influenciadora com maior número de seguidores.

Bianca trabalhou sua marca e se consolidou – ainda mais – como a dona da melhor linha de maquiagens criada por uma influenciadora.

O comportamento da Bianca na casa divide as opiniões do público que acompanha o programa.

Mas, o que não podemos negar é que ela soube chegar ao objetivo inicial dela: a marca triplicou as vendas em pouco mais de um mês que ela esteve confinada.

Who the fuck is Manu Gavassi

Essa foi a frase usada nas redes sociais da Manu Gavassi no primeiro dia que ela esteve confinada.

Manu mostrou que conhece seu público, tira de letra as características da sua personalidade e tem ótimas ideais.

Querido diário

A equipe que gerencia as redes sociais da Manu está liberando fotos e vídeos muito característicos que transmitem claramente o seu jeito de ser.

Ela criou um contexto de que, ao invés de ter ido para um reality, está em um retiro espiritual.

Os vídeos fazem relação com o tempo que ela está dentro da casa e às coisas que está pensando. Além disso, ela presentou sua vida e como chegou até ao programa, lançou um clipe e divulgou sua próxima turnê pelo Brasil.

Para quem a acompanha, o perfil da Manu acaba se tornando um diário online com muito sarcasmo e piadas sobre um programa que acontece na TV.

Durante o reality, Manu também está se saindo muito bem no quesito meme e o “personagem” que ela interpreta nos vídeos é o mesmo que ela vive dentro da casa. Por isso a sacada de marketing tão genial está fazendo sucesso!

A Manu criou uma história que todo mundo fica ansioso para o próximo episódio e isso consiste na técnica de Storytelling, que tem como base oferecer narrativas que vão instigar o público para saber mais informações.

Ela uniu o Storytelling com Transmídia, ou seja, ela tem essa narrativa nas redes socais e levou também para o seu dia a dia no programa. E os conteúdos se completam!

Todas as técnicas usadas pelas influenciadoras podem ser aplicadas em e-commerces.

Inclusive, elas servem como exemplos práticos desses conceitos.

Entenda a etapa em que seu negócio está e veja qual melhor a melhor estratégia se aplica para o seu público.

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