Se você está com a ideia de abrir um negócio, com certeza já se deu conta do trabalho que isso pode ter dar. Agora, se sua ideia é ter um negócio online, isso pode ser ainda mais difícil. Tudo depende do seu planejamento antes de cria um e-commerce.

O mundo online abriu incontáveis possibilidades de mercado para todos os setores. Você pode vender o que quiser de dentro da sua casa. Criar, divulgar, oferecer e vender. Seja um produto ou serviço. O sucesso do seu negócio pode não estar ligado ao que você vai vender, mas em como você vai vender. Ter um planejamento é uma garantia de que terá mais chances de dar certo.

Para não ter surpresas durante os primeiros meses do seu e-commerce, você precisa desenvolver um planejamento estratégico em cima do seu objetivo de negócio.

O planejamento estratégico está totalmente ligado à meta principal que você tem com seu e-commerce: onde você quer que o seu e-commerce esteja daqui há 2 ou 3 anos? É a partir dessa resposta que o seu planejamento estratégico deve ser desenvolvido. Serão pequenos pontos que te levarão ao seu objetivo final. Todos esses pontos precisam estar alinhados ao seu objetivo de longo prazo.

Etapas do planejamento para ecommerce

As etapas do planejamento de um ecommerce estão divididas entre: objetivos, público-alvo, organização da empresa e cronogramas.

Para começar, você deve estudar seu produto, fazer uma busca geral dos seus possíveis concorrentes e como eles estão sendo vistos pelo público.

Faça uma pesquisa de fornecedores

É recomendado fazer uma lista de possíveis fornecedores, tempo de produção e como esse produto chegará até você. Essa questão é indispensável em um planejamento estratégico para e-commerce. Você precisa estar ciente de quanto tempo demora para o produto chegar até você e ainda, para ser entregue ao seu cliente. São definições importantes para controle de estoque, tempo de entrega e frete.

Estude seu público alvo (persona)

Em seguida, você deve estudar o seu público e como ele se comporta na internet. No marketing, o seu público se torna uma persona. Você precisa definir o tipo de persona que utilizaria seu produto ou serviço: homem e/ou mulher, idade, estilo de vida, o que costuma ver, o que costuma comprar, entre outras definições. Esse tipo de informação serve para você realizar campanhas e promoções. Entender as características da sua persona irá te ajudar em todas as atividades do seu negócio.

Organize a estrutura do seu negócio

Você também precisa planejar a estrutura organizacional da sua empresa, mesmo se for trabalhar sozinho. Estipule um planejamento simples para cada setor (produção, estoque, controle e finanças). Veja o que será necessário para cada área. Precisa de uma planilha para controlar a produção? Faça. Precisa de um valor inicial para começar? Estude as possibilidades. Acha que não vai conseguir dar conta da parte financeira? Procure um amigo que possa te ajudar nessa. Existem pequenos detalhes que precisam ser definidos para as coisas não saírem do controle.

Planejamento de marketing para ecommerce

Agora, desenvolva um planejamento voltado ao marketing digital do ecommerce. Esse planejamento nada mais é do que o caminho que você deve seguir, tendo como base os estudos que você fez anteriormente sobre a sua persona. Este documento deverá estabelecer estratégias a serem adotadas nas redes sociais, como atrair visitantes, gerar relacionamento e valor para os clientes.

Tenha um cronograma de atividades

Por fim, você precisa criar um cronograma de ações da sua empresa: quando e como será o lançamento, campanhas e estratégias. Além disso, você deve estipular metas para os primeiros dias, primeiro mês, seis meses, um ano e assim sucessivamente. Ter metas é o que faz você não desistir e continuar dando andamento a todo o planejamento estratégico.

Com todas as etapas desse planejamento em mãos: é hora de começar!

Lembre-se, junto com você tem tantas outras pessoas começando um e-commerce, mas poucas delas farão um planejamento que facilite o caminho.

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