E-commerce: planeje para o lucro

É fundamental para o sucesso de um e-commerce saber exatamente onde está agora e pra onde deve ir. Ter uma imagem clara de como você está antes de começar e o que acontece durante o processo mostra onde investir mais energia para potencializar os pontos fortes e o que fazer para ajustar aquilo que não está dando muito certo. Lembre-se, os números não mentem.

Sendo assim, vamos explorar um pouco alguns pontos que vão te ajudar muito na hora de fazer um diagnóstico preciso da sua operação e do seu negócio.

 

Análise

Seja realista e olhe para a ideia principal do seu negócio com honestidade. Muitos pequenos empreendedores e donos de pequenos e-commerces tentam fazer tudo sozinhos e 1 ano após o lançamento do projeto, percebem que estão sem energia e dinheiro. Então, pergunte-se:

  • Você tem os recursos e dinheiro suficientes para fazer seu projeto funcionar?
  • Você tem a força de trabalho para fazer seu projeto acontecer e ser lucrativo?

 

7 Pontos Principais para um E-commerce que Vende

 

Planejamento

O seu planejamento deve incluir um documento que abrange todas as áreas chave do seu site e do seu negócio. Isso irá te manter focado e no rumo certo. Existe uma máxima que diz que “se você falhar no planejamento, você planejou falhar”. Para ser bem sucedido você deve ser focado, consistente e paciente.

 

Flexibilidade

Você e o seu planejamento devem ser flexíveis desde o dia de lançamento do seu site. É muito difícil que você consiga fazer as coisas corretamente na primeira vez, e o seu planejamento deve se desenvolver ao mesmo tempo que você cresce. Defina alguns pontos de contingência para cada ação importante do seu negócio e seja flexível, assim você poderá mudar suas estratégias e objetivos se for necessário.

 

Tempo x Dinheiro

Quando você começa um negócio de e-commerce, existem dois caminhos de investimento possíveis ou duas opções estratégicas para se escolher:

1 – Tempo: Você vai começar conservadoramente, investindo apenas uma pequena porcentagem do orçamento necessário para competir na sua categoria? E por consequência vai investir muito do seu tempo nos próximos 3 anos antes de ver algum lucro?

2 – Dinheiro: Você vai definir seu orçamento corretamente de forma honesta, e vai investir o que for necessário desde o primeiro dia, te dando a possibilidade de ser agressivo e já conquistando espaço no mercado desde o começo?

Segundo o que vemos no mercado, a maioria dos donos de e-commerce escolhem a opção 1. E provavelmente deve ser pelos seguintes motivos:

a) não planejou, não previu o mercado e não fez o orçamento do projeto corretamente;

b) não foi honesto consigo mesmo;

c) tem medo do fracasso ou do sucesso.

Existe uma outra frase que diz “você sempre pode ganhar mais dinheiro, mas só tem uma quantidade limitada de tempo”. E aí, você quer fazer parte dos 97% de donos de e-commerce que lutam de 3 a 5 anos antes de começar a ver lucros, e que muitas vezes acabam desistindo antes com muitas dívidas? Ou deseja ter sucesso e lucro desde o início?

 

Como impulsionar seu e-commerce no Facebook

 

Não tenha medo de investir dinheiro onde for preciso, especialmente no lançamento e no marketing do seu e-commerce. É muito mais fácil começar com tudo e competir no seu mercado agressivamente desde o começo do que tentar fazer as coisas de forma limitada e tímida.

Se você começa o seu negócio de forma excessivamente passiva e conservadora, provavelmente você encontrar no seu negócio muitos dos problemas abaixo:

  • Seu site não está bom o suficiente para competir dentro do seu mercado
  • Você tem pouco ou nenhum tráfego dentro do seu site, devido a otimizações mal feitas (SEO on-pag e off-page) e marketing insuficiente
  • Os visitantes do seu site não compram (sua taxa de conversão em vendas é baixíssima)
  • Seu site precisa de constantes investimentos em desenvolvimento durante 2 ou 3 anos, o que acaba sendo de 10 a 100 vezes mais caro do que se tivesse sido feito um investimento correto desde o início
  • À medida que o tempo passa com poucas vendas, custos aumentando e quase sem lucro, você vai ficando desiludido com o tempo perdido
  • Você começa a entrar em pânico e a investir irracionalmente naquilo que não é importante para o negócio tentando resgatar algo que já não tem mais jeito

 

Como fazer meu e-commerce aparecer no Google

 

Em resumo, para evitar tudo isso que acabamos de ver e para que o seu e-commerce seja um sucesso desde o início, você deve:

PESQUISAR – PLANEJAR – PREVER – ORÇAR – INVESTIR – E DETONAR!

Espero que esse artigo te ajude a pensar melhor no seu negócio como um todo e em como ele deve ser encarado.

 

Até a próxima! METODO PARA GANHAR NA LOTO FACIL LOTERIA

Deixe um Comentário