Para quem está começando no e-commerce e possui uma loja virtual, uma das ações imprescindíveis é descobrir qual o lucro do negócio em cada produto vendido. Afinal, sem este conhecimento, nem sempre os resultados que aparentam o são na realidade, fazendo com que a lucratividade possa até mesmo se transformar em prejuízo.

Além disso, as pequenas empresas estão sempre procurando maneiras de elevar a receita, seja aumentando as vendas, eliminando redundâncias ou diminuindo as despesas internas. Como consequência, isso irá liberar o valioso fluxo de caixa.

Neste post, vamos explicar o que você precisa para entender sobre o seu lucro e como calcular. Acompanhe e tenha melhores resultados em sua empresa!

O que é lucro?

No sentido amplo da palavra, lucro é toda vantagem ou ganho obtido. Quando se trata de um e-commerce, é o retorno sobre o investimento, reduzindo os gastos que este exige. Ou seja, o montante que sobra após uma venda, depois de serem deduzidos os preços de custo e outras taxas.

Como gerar lucro no e-commerce?

Todos os empreendedores que investem no e-commerce certamente têm o objetivo de ganhar dinheiro. No entanto, apesar de ser um mercado altamente promissor, não basta criar uma loja virtual e esperar que os clientes apareçam. É preciso criar uma série de ações e estratégias que auxiliem no alcance deste objetivo. Para te ajudar nesta tarefa, listamos algumas delas:

  • Esteja preparado para entrar no setor: o primeiro passo para gerar lucro em uma loja virtual é se preparar para iniciar na internet. Ou seja, fazer análises de qual será o investimento necessário, fornecedores, clientes, colaboradores, plataformas e demais aspectos que envolvem um empreendimento sólido e promissor;
  • Promova uma boa experiência de compra: outro aspecto fundamental para um e-commerce lucrativo é contar com um site 100% funcional, o qual tenha boa navegabilidade, seja intuitivo e leve o consumidor naturalmente até a última etapa da jornada, ou seja, a compra;
  • Priorize a logística: o lucro de um e-commerce está diretamente ligado a uma estruturação adequada de áreas como as de logística. Afinal, além de comprometerem parte do orçamento, as entregas dentro do prazo e a custos atrativos impulsionam os consumidores a terem percepções positivas, elevando a lucratividade;
  • Faça anúncios: uma boa forma de ter bons resultados é fazer testes com pequenos investimentos em anúncios e medir os resultados. Entre as maneiras de anunciar na internet estão as campanhas em redes de pesquisa como o Google e nas redes sociais;
  • Invista em SEO: o Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de Marketing Digital que visa otimizar um site nos mecanismos de busca, de modo com que alcance mais usuários da internet que estejam buscando produtos e serviços para suas necessidades. 

Como ter lucro sobre as vendas

Para ter lucro sobre as vendas, é preciso planejamento. Na prática, ele é um dos resultados obtidos quando se subtrai os custos de uma venda, ou seja, o que foi investido para tornar a transação possível, do valor faturado com um produto ou serviço. Resumidamente, a fórmula a se calcular é a seguinte:

(Receita total) – (Custos) = resultado positivo (lucro).

Em contrapartida, existe o prejuízo, que é quando se desconta as despesas do valor total e se chega a um saldo negativo. Neste caso, a mesmo cálculo ficaria assim:

(Receita total da venda) – (Custos) = resultado negativo

Agora que ficou mais clara a conta a ser feita para analisar lucro e prejuízo, é importante entender a margem de lucro.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro de um produto é uma porcentagem calculada dividindo o lucro dele pelo seu custo. Isto é, se o custo total de um item é R$150,00 e você o vende por R$ 300,00, o seu lucro é de R$150,00 e a margem de lucro pra ele é de 100%. O cálculo para chegar nessa porcentagem é: 150 (lucro) ÷ 150 (custo) = 1, ou seja, 100%.

Vale frisar que a margem de lucro pode ser calculada para cada item separadamente, de modo a entender quais deles são mais rentáveis. Entretanto, esses valores nem mostram a realidade do negócio, pois é difícil calcular as despesas separadas por produto. Por isso, é interessante olhar para a operação como um todo. Veja os dois tipos de margem de lucro:

Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta é relacionada à informação objetiva do quanto um e-commerce ganha com a venda de produtos. Para ficar mais claro, é o valor total obtido após o pagamento dos custos variáveis de vendas, como despesas com a compra dos produtos e ser revendido, deduções e encargos.

É importante ressaltar que a margem bruta considera no cálculo somente os custos de venda, e não todas as despesas que a loja virtual precisa pagar para se manter em operação. A fórmula básica é a seguinte:

Margem de Lucro Bruta = (Faturamento total) – (Custos de Venda) x 100

A dica aqui é não se prender apenas a este tipo de margem de lucro, pois a margem bruta pode esconder prejuízos causados pelo investimento em custos operacionais, por exemplo.

Margem de lucro líquida

Já a margem de lucro líquida é relacionada à quantia que realmente está disponível como lucro, livre de todas as despesas fixas com o funcionamento do e-commerce, como pagamento de serviços, funcionários, fornecedores e outros. Por este motivo é que ela é mais abrangente que a margem bruta. O cálculo é o seguinte:

Margem de Lucro Líquida = (Faturamento total) – (Custos e Despesas fixas do negócio) x 100

Ela é indicada para apontar a rentabilidade total do seu negócio com maior segurança. Mesmo assim, a dica é mesclar ambos os resultados para chegar a conclusões mais assertivas e identificar gaps que devem ser reformulados para aumentar a lucratividade.

Qual o tempo de retorno sobre o investimento?

Outro fator que diz respeito aos lucros de um e-commerce é o tempo de retorno sobre o investimento (ROI). De modo geral, essa métrica mede qual foi o retorno obtido com determinado investimento, seja em forma de lucratividade ou prejuízo. Na prática, ele permite compreender se os investimentos realizados estão tendo bons resultados ou não, além de entender o momento ideal de parar de investir em algo.

O tempo em que os valores investidos trarão resultados varia conforme o valor do investimento realizado e o acréscimo de lucro no faturamento. Em alguns casos, o retorno ocorre em alguns meses e, em outros, leva anos.

Agora que você já sabe do que se trata o lucro em um e-commerce e algumas indicações de como aumentá-lo na prática, pode se preparar para ter melhores resultados!

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