Experiência de entrega: como seu produto chega até o consumidor

O sucesso de uma loja virtual está inteiramente relacionado à satisfação do cliente ao comprar um produto. Porém, essa satisfação não está somente ligada à qualidade do produto, e sim, em todos os passos que ele deu até que o produto chegasse na sua casa e a forma como chegou.

Tempo da entrega, formas de rastreio, como o produto é embalado e atendimento pós-compra são fatores importantes para conquistar ainda mais esse cliente para que ele volte a fazer negócios com a sua marca.

A experiência de entrega pode ser um diferencial significativo quando comparado aos seus concorrentes. Ofereça a melhor experiência de entrega ao seu cliente. Quer saber como fazer isso? Vamos te ajudar.

Como melhorar a experiência de entrega do seu produto

Tipos de entrega

Os Correios não são mais os únicos meios para entrega de compras e encomendas. Ainda que sejam uma forma muito utilizada, eles acabaram criando uma ideia negativa a respeito de atrasos, perdas e mau manuseio dos produtos. Por conta disso, muitas pessoas já deixaram de fazer compras por receio de como o produto poderia chegar.

Existem várias transportadoras que estão entrando nesse meio e estão se saindo muito bem, oferecendo agilidade e entrega mais rápida.

Outras opções são: frota própria, pontos de retirada, entregadores de bicicleta, lockers e outros.

Tempo de entrega

Tenho certeza que você mesmo já desistiu de fazer uma compra quando viu o tempo de entrega. 

É uma situação muito comum e que também prejudica o rendimento da sua loja virtual. São nessas situações que acontecem os famosos abandonos de carrinho. (Já fizemos um artigo sobre esse assunto)

Em alguns casos, os consumidores até preferem pagar mais caro pela entrega para receber sua compra antes do tempo previsto em uma entrega comum.

O tempo da entrega está relacionado com os tipos de entrega que você aderiu ao seu negócio. É necessário estudar as opiniões dos clientes para saber o tipo de serviço que eles preferem. Dessa forma, você não tem gastos desnecessários com uma modalidade de entrega que não será utilizada.

Rastreamento

Nada pior do que fazer uma compra online e não tem acesso ao rastreamento dela.

A ferramenta para rastreamento geralmente é oferecida pelas empresas e transportadoras de entrega. Esse ponto é muito importante ser avaliado antes de fechar com uma empresa que vai fazer esse trabalho para você.

Disponibilizar o rastreamento é uma forma de manter clareza no seu serviço e também respeito com o cliente.

Inclusive, é indicado manter uma comunicação constante com o seu cliente a partir do momento em que ele fez uma compra. Informe os processos, onde o produto está e qual a previsão de entrega.

Embalagem

Todos nós criamos expectativas em como uma compra vai chegar.

Entenda que a forma com que seu produto chega até o cliente significa o carinho que você tem por ele. Por mais simples que seja a embalagem, ofereça algo personalizado. Seja um cartão da loja, um bilhete escrito à mão, uma bala ou um cheiro especial no embrulho. 

Os detalhes fazem a diferença, sim! E quanto mais personalizado for o seu serviço, mais admiradores vai conquistar! 

A ideia principal deve ser oferecer uma embalagem e experiência de compra instagramável – aquilo que você vê e tem vontade de compartilhar.

Oferecer um processo de compra completo para o seu cliente também está relacionado com a entrega. Estude formas de surpreender o cliente quando receber sua caixinha.

O carinho está nos detalhes e você deve isso ao seu cliente.

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