Introdução
A Gelato Borelli é uma rede de franquias de gelato que começou suas operações em 2013 na cidade de Ribeirão Preto/SP, e atualmente conta com mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Em 2022 estava passando por uma reformulação no processo de expansão da franquia, onde a Artefato entrou para estruturar estratégias de geração e qualificação de leads, além de implantar o conceito de CRM para a equipe de consultores, configurando funis e etapas para o bom andamento do processo comercial.
Problema
O cliente estava com dificuldades em gerar leads qualificados para a área de expansão de franquia.
A área de expansão já possuía consultores que trabalhavam os leads que chegavam, fazendo os controles de suas rotinas comerciais em planilhas individuais, o que impossibilitava um acompanhamento estratégico e visualização de indicadores que mostrassem o verdadeiro desempenho da área.
Já existia um investimento anterior em tráfego pago e ferramenta de automação, mas sem resultados.
Foi necessário entender quem é o perfil de franqueado ideal e, a partir daí, definir as próximas ações e materiais com foco em atrair novos interessados.
Após análise do cenário e o que estava sendo feito anteriormente, desenvolvemos estratégias e novos materiais para comunicar a expansão da rede de franquias.
Foram desenvolvidas novas versões de landing pages, com seu tageamento e rastreio funcionando perfeitamente, para que pudéssemos mensurar qual canal gera mais conversão em leads.
Além disso, também foi criada uma nova identidade visual para os criativos usados nas campanhas de tráfego no Meta e Google Ads.
Dentro do RD Station, ferramenta de automação usada no projeto, também criamos segmentações e flucos de nutrição para os leads que chegarem na base.
Além dos fluxos de nutrição, ajudamos a definir os critéios de qualificação dos leads para fazer a passagem de bastão à equipe comercial.
Depois que os leads passam pelas automações, também fazemos disparos semanais para a base de leads que ainda não estão preparados para avançar no processo comercial.
Com a equipe comercial, ajudamos a estruturar o funil de vendas (etapas e processos), além de implantar a cultura de CRM, que até então não existia. Fizemos a configuração do RD CRM, configuramos o funil com campos personalizados, para que a gerência pudesse ter acesso aos dados completos das negociações. Por fim, fizemos um treinamento para a equipe de consultores explicando a importância do CRM no dia-a-dia comercial, além de ensinar como se opera o RD CRM.
Nos dois primeiro meses, extrapolamos a meta inicial de geração de leads, (que era de 300 leads/mês), com 1098 e 1170 leads, rexpectivamente.
Em 2022, ajudamos a Gelato Borelli a dobrar de tamanho em número de franquias, entre vendidas e as em operação.
De janeiro a abril de 2023, ajudamos a fechar o contrato para 14 novas franquias, o que mostra que o trabalho vem sendo feito de forma efetiva e com sucesso.