Conheça as principais tendências para começar com o pé direito.
A cada ano as redes sociais garantem ainda mais o seu espaço no dia a dia das pessoas. Antes eram usadas para mensagens e fotos, algo simples e rápido. Hoje, existe uma infinidade de redes para todas as atividades da sua vida. Quer postar fotos “real time”? Tem os stories, do Instagram. Quer postar fotos para ter o feed perfeito? Aposte no Instagram. Está procurando uma rede para postar seus trabalhos? Crie um perfil no LinkedIn. Procura por fotos lindas e bem produzidas? Pinterest.
Esse mundo de redes sociais já tomou conta da vida das pessoas. Vida pessoal, profissional e tudo o que tiver direito. E se você tem um negócio, esse também precisa ser seu mundo e o da empresa.
Esteja mais próximo do seu cliente
As tendências para este ano estão voltadas para colocar seu negócio próximo aos clientes, como um uma espécie de amigo. Quanto mais presente na vida desse cliente, mais chances de fazer negócio você terá. E ainda, sua empresa precisa ser um amigo disponível, que está sempre pronto para solucionar dúvidas, fazer sugestões e resolver problemas. E isso é o marketing conversacional: atendimento personalizado para o seu cliente. Esteja atendo as necessidades recorrentes e tenha respostas rápidas e objetivas. O cliente quer soluções e não mais problemas.
Aplicativos de mensagem – converse com seu cliente
Em paralelo com essa tendência, temos mais uma: coloque seu negócio em aplicativos de mensagem. Poucas pessoas ainda tem telefone fixo e já se vê também, uma diminuição significante em linhas de celulares.
A mais recente novidade no mercado de apps, é o WhatsApp Business. É um aplicativo voltado para empresas que facilita a conversa com o cliente, permite cadastro de respostas automáticas, campos para colocar informações da empresa (como horário de funcionamento e endereço), etiquetas e diversas outras funcionalidades. Inclusive, foi liberada mais uma atualização que oferece a opção de incluir catálogo de produtos ou serviços.
Aposte nos vídeos
Outro formato que está ganhando a atenção do público é o vídeo. Sejam aquelas grandes produções ou mais simples como os que costumam ser utilizados nos stories, IGTV e lives. Esses vídeos fazem com que o público se sinta próximo da empresa, conhecendo o lugar onde tudo é feito e produzido, vendo as peças, conhecendo os funcionários ou só falando sobre um tema pertinente ao foco da sua empresa. O público gosta de se sentir “da família”.
Faça parcerias com influenciadores
Por isso que, outra tendência muito forte em 2020 será os tão cobiçados influenciadores digitais. A maioria mostra o seu dia a dia e conquistam milhares de seguidores em pouco tempo. Se seu negócio tiver condições financeiras para contratar um influenciador, isso levará seu negócio para um patamar acima, mas escolha-o com cautela, pesquise e faça um planejamento estratégico de como será essa divulgação. E lembre-se: números não são tudo! Procure por influenciadores responsáveis que sejam bons produtores de conteúdo.
Busca por voz e podcasts
A busca por voz também terá um grande avanço em 2020. Será preciso adequar e otimizar suas atividades para essa funcionalidade. De acordo com a ComScore, 50% das buscas serão feitas por voz.
Continuando na tendência da voz, o público está cada vez mais aderindo aos podcasts naqueles 30 minutos no carro, no ônibus ou na caminhada. Existem vários perfis nos aplicativos de streaming de áudio. Esse formato não deve ser para vender o seu produto, mas para completar a experiência do cliente com o seu negócio. Como um complemento.
Adeque as tendências de acordo com a necessidade do seu negócio. O importante é estar nas redes!
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