O conhecido Inboud Marketing agora está uma nova versão criada especialmente para e-commerces, ganhou o nome de Inboud Commerce. A estratégia é basicamente trazer visitantes qualificados para a loja virtual através de conteúdos variados.

A ideia principal é oferecer conteúdos que sejam do interesse da persona e publicados no lugar certo. Diante disso, é imprescindível que a persona do negócio esteja bem definida para que não haja uma dedicação a mais em materiais que não trarão resultados.

O que é o Inbound Commerce

O Inbound Commerce é uma estratégia composta por seis etapas: atrair, converter, nutrir, vender, monitorar e encantar. Todas as fases possuem funções importantes para guiá-lo entre os processos.

Atrair

Para que qualquer estratégia funcione é preciso ter visitantes e é exatamente isso que essa primeira etapa consiste: atrair visitantes para o e-commerce.

Converter

Nessa etapa os visitantes devem se tornar leads através de algum tipo de conteúdo rico, campanha especial ou exclusivo para assinantes da newsletter, por exemplo, onde seja necessário preencher alguns campos com dados de contato.

Nutrir

Após ter o contato do visitante, é necessário nutri-lo com conteúdos sobre o seu negócio. É a fase onde você deve convencer o lead de que ele precisa do seu produto.

Vender

O lead está pronto para comprar. Envie e-mails com sugestões de produtos e condições exclusivas para que ele faça a primeira compra.

Monitorar

Entenda que nem todas as pessoas que foram atraídas fizeram uma compra e neste momento é necessário avaliar os resultados, onde aconteceram as possíveis falhas e os gargalhos na estratégia.

Encantar

Não esqueça daquele cliente que fez a primeira compra, mantenha um contato com ele para que se tornar fiel ao seu e-commerce.

Como atrair clientes com Inbound Commerce

Existem várias formas de atrair visitantes para um e-commerce e elas devem ser combinadas para que se tenha um resultado positivo. O Marketing de Atração é uma técnica que consiste em várias ações que, em conjunto, chega no objetivo desejado.

O e-commerce precisa estar otimizado, responsivo e com um layout atrativo para o tipo de público, que deve ser definido de acordo com as características da persona.

A página inicial de uma loja virtual, por exemplo, é o cartão de visita do negócio. Ela precisa ser agradável e intuitiva para levar o visitante às categorias e produtos. Logo, os produtos também devem estar de fácil acesso, com descrições completas e uma linguagem que atraia a atenção da persona.

O blog é um ótimo canal para atrair visitantes, promova conteúdos que estão em alta e relaciona com o seu tipo de produto. Assim também deve ser feito com as redes sociais, já que são ferramentas com milhares acessos diários e a forma mais fácil de divulgar algo.

A mídia paga é uma grande aliada nessa fase de atração, tanto nas redes sociais quanto no Google Ads.

Na fase de atrair visitante, tudo deve ser monitorado. O que não estiver dando resultados pode deixar de lado e seguir com aquilo que realmente aumenta o tráfego do seu e-commerce.

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