O número de carrinhos abandonados aflige a maioria dos proprietários de e-commerce. Isso se caracteriza quando um cliente coloca alguns produtos no carrinho e não finaliza a compra.

Essa ação se deve a vários fatores: apenas uma simulação do valor total para fazer a compra em outro momento, problemas no processo da compra, cadastro muito extenso, falta de determinada opção de pagamento ou valor do frete muito alto.

De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, a taxa de carrinho abandonado no Brasil pode chegar a 80%. Porém, nem tudo está perdido. Existem diversas formas para você resgatar esses clientes para que eles finalizem suas compras.

Causas para abandono de carrinho

Quem nunca se viu colocando vários itens no carrinho apenas por curiosidade? Essa é uma ação recorrente entre os clientes de lojas virtuais. A compra impulsiva é o motivo mais presente no abandono de carrinho.

Outro ponto bastante presente, é na hora da realização do cadastro. Os clientes tendem a duvidar quando o cadastro pede muitos dados pessoais e até desnecessários. Solicite apenas o que realmente importa para o faturamento do pedido. As pessoas costumam fazer compras em horários em que elas estão com pouco tempo para detalhes.

Já o frete é mais complicado. É necessário que você analise quais as possibilidades para diminuir esse valor. Na maioria das vezes os clientes não se lembram do frete na hora de fazer a compra, apenas na hora de finalizá-la. Além disso, apresentar mais de uma opção de frete é importante. Às vezes o seu cliente precisa do produto imediatamente ou está disposto a esperar por 15 dias para receber o produto e pagar menos por isso.

Em paralelo a questão do frete, as formas de pagamento também são decisivas na hora de fechar uma compra. Não frustre o seu cliente com poucas opções e bandeiras de cartão.

Por fim, problemas de navegação no site são motivos para que o cliente desista da compra. Lentidão e falhas técnicas podem afetar o desempenho do site.

Ausência no atendimento e site não responsivo também entram na lista de coisas que podem deixar o cliente insatisfeito.

Ofereça motivos para o cliente voltar

O cliente precisa de um incentivo para voltar e finalizar a compra. Veja as ações possíveis que você pode fazer. Os conhecidos cupons de desconto são ótimos para esse momento. Estude a possibilidade de dar frete grátis, brinde e desconto na próxima compra.

Como recuperar carrinho abandonado com o Google Ads

Existe uma configuração do Google Ads e Google Analytics que ajudam no processo de abandono de carrinho. Antes de começar, é importante garantir que ambos estejam integrados, configurados e funcionando normalmente.

Inclusive, o e-commerce não pode ter nenhuma das causas que mencionamos anteriormente.

Vamos ao passo a passo:

Crie uma lista de Remarketing (público-alvo), dentro do Analytics, para as pessoas que chegaram até o carrinho e não finalizaram a compra. Uma forma fácil de fazer isso é cria-la pela configuração de Definição de Público – “Usuários que acessaram uma seção específica do meu site (por exemplo, /index.html, camisas, /carrinho/)”.

Acesse o campo Administrador no Google Analytics, clique em Propriedades e acesse as Definições de Público e Públicos-alvo.

Criando lista de Remarketing

Selecione a opção “Usuários que acessaram uma seção específica do meu site” e clique no ícone de lápis, que consiste em editar. Clique em “Condições”.

Copie e cole a url do carrinho de compra e da conclusão de compra. Crie a regra de acordo com a imagem a seguir.

Nomeie o público-alvo. No terceiro passo chamado “Destino do Público”, adicione o Analytics e o Ads. Pronto, agora é só publicar o seu público-alvo.

Para criar a campanha, acesso o Ads, configure uma campanha de Display ou de Pesquisa, segmentado para o público-alvo anterior. Selecione a lista para Segmentação.

Se o seu anúncio for de pesquisa, evidencie no título o que você está oferecendo para o seu cliente voltar ao carrinho. Já para anúncio de display, dê destaque ao cupom ou outro benefício.

Por ser uma campanha que envolve poucas pessoas, o custo não será alto.

Use de variações de anúncios

Quando fizer anúncio para pesquisa, deixe claro já no título que você está oferecendo um bom motivo pro seu cliente voltar ao site e finalizar a compra. Se o anúncio for para rede de display, dê destaque ao seu cupom de desconto ou outro benefício que está sendo oferecido ao usuário.

O CPC e custo dessas campanhas costumam não ser altos pois estará trabalhando com uma quantidade bem limitada de pessoas e que estão num bom nível de qualificação para conversão. Esse tipo de campanha, quando bem sucedida, tende a ser uma boa opção estratégica para melhorar o ROI da sua conta.

O ideal é usar a criatividade e arriscar sempre novas estratégias. Não se esqueça de fazer anúncios diferentes e chamativos, evitando a saturação por parte de quem é impactado por ele.

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