Principais fatores que prejudicam a performance de um site ou loja virtual

Vender online tem vários desafios e um deles é ter um site otimizado e com boa performance.

Um site é como uma loja física e tudo o que tem dentro, inclusive os funcionários. O que isso quer dizer? Um site deve fazer todos os papeis de maneira rápida e segura para convencer o cliente que ali é o melhor lugar para ele fechar uma compra.

Existem vários pontos a serem analisados quando falamos sobre otimização e performance de um site ou loja virtual. Vamos falar sobre os principais deles:

SEO

SEO ou Otimização para motores de busca (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que melhoram o posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Entre essas ações podemos destacar: Identificar o que não está dando certo e mudar, colocar nome e descrição completa de produtos, conteúdos no blog, entre outras.

Responsivo

Um site responsivo é quando ele se adapta em todos os dispositivos: Celular, computador e tablet. Essa função é importante para atender a todos os públicos, independente de onde eles estejam acessando.

Ele também está entre as ações de SEO, mas merece destaque por ser uma configuração muito importante para não prejudicar o desempenho do seu site.

Quando uma página é responsiva, fica mais fácil a leitura de todas as informações, fotos e outros dados. Os usuários que acessam um site que não é responsivo costumam desistir no meio da navegação.

Velocidade no carregamento

A velocidade do carregamento é parte essencial para uma boa experiência do usuário no seu site. A lentidão pode atrapalhar diretamente nas vendas e na apresentação de todas as informações de determinado produto.

Além, é claro, de possivelmente irritar algum visitante que acabe desistindo no meio da navegação.

Alguns pontos que acabam gerando a lentidão são fotos muito grandes e em muitas quantidades, por exemplo. Uma página de produto necessita de, no máximo, umas 5 fotos.

Clareza na comunicação

Só não vale se atentar a configurações técnicas e esquecer que a forma de se comunicar com o cliente também é importante para atrair a atenção.

Pontos como títulos, nome de produtos, preço e parcelamento devem estar bem posicionados e de maneira que o cliente consiga compreender rapidamente o que está sendo apresentado.

Analise o seu site e faça todas as alterações necessárias para que ele tenha uma boa performance com os clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *