Vender pela internet não é uma tarefa fácil, por isso todo detalhe faz a diferença. Já analisou se as fotos dos produtos da sua loja virtual são atrativas para o cliente? A foto de um produto é como a vitrine de uma loja física.

Elas devem ser atrativas, convidativas e transmitir a ideia da qualidade do item. Nada pior do que ter um produto ótimo e não conseguir passar essa ideia para o cliente apenas por meio da foto. Por isso, capriche nas imagens e faça com que o consumidor se sinta tentado a comprar.

Quer ter fotos profissionais para seu e-commerce, mas está com o orçamento apertado? Não se preocupe! Temos dicas importantes para te ajudar a produzir imagens incríveis usando apenas o celular.

Vamos às dicas:

Produto

Independente do segmento do seu e-commerce, lembre-se que o cliente quer ver o produto por completo, ou seja, em todos os ângulos possíveis. Faça fotos nas principais posições: nível dos olhos, laterais e de cima para baixo. Isso dá ao consumidor a sensação de ter um produto na mão e de estar diante dele. Além disso, as imagens bem feitas aumentam as chances de conversão em vendas.

Lembre-se de fotografar os detalhes, elementos que o compõe e texturas.

Use a foto como uma prova de que o produto é real e de qualidade. Isso servirá como parte do processo de convencimento para que o cliente compre o que está vendo.

Cenário

Na hora de fazer uma sessão de fotos para seu produto, busque por ambientes que tenham a ver com o seu mercado e público. Por exemplo, se você vende produtos esportivos, fotografe em uma quadra, campo ou academia.

Essa ambientação vai ajudar a criar uma história para suas imagens e transmitir ainda mais as características do seu produto. Outra dica é pensar no cenário como parte essencial da composição. Porém, não tente incluir muitos detalhes externos nas fotos, isso pode confundir o olhar do espectador. A proposta aqui é transmitir uma ideia clara e objetiva por meio das imagens.

Essas fotos poderão ser utilizadas também nas redes sociais do seu e-commerce e em outros materiais.

Porém, essas fotos não são suficientes. Fotografe seus produtos em um fundo claro, dando preferência ao branco. Utilize tecido ou até mesmo cartolinas para criar a ideia de fundo infinito.

Iluminação

A iluminação é um dos aspectos mais importantes na hora de apresentar um produto.

Se for utilizar luz natural, priorize as primeiras horas do dia onde o a luz do sol é mais intensa. Nesse ponto também é importante pensar em conjunto com o cenário onde serão feitas as fotos, algumas questões que devem ser pensadas com antecedência: o ambiente tem luz natural? Tem muita circulação de pessoas? É autorizado fazer fotos nesse local? Não deixe para pensar nesses detalhes no último minuto.

Caso não seja possível utilizar luz natural, aposte em uma ring light e até mesmo um tripé para conseguir maior estabilidade. Esse é um combo especial para suas fotos ficarem ótimas!

Edição das fotos

A edição é o toque final para o sucesso das fotos do e-commerce. Escolha um bom programa de edição e corrija as cores, o brilho e as sombras. Com um pouco de paciência e dedicação, você conseguirá resultados profissionais.

Alguns aplicativos para celular são sufientes para essas edições: Adobe Lightroom, VSCO, Pixlr, entre outros.

Otimize as fotos

Antes de subir as fotos para a loja virtual, diminua o peso dos arquivos para não prejudicar a velocidade de carregamento. Sites lentos para carregar costumam afastar os clientes, não corra esse risco.

Ferramentas para compactar os arquivos: iLoveIMG, Nuvemshop, TinyPNG, entre outros.

Além disso, é importante renomear as fotos com nome correto do produto para melhorar a otimização nos sites de busca.

Seguindo as nossas dicas você estará pronto para fazer fotos incríveis!

Categorizado em: