Se você é dono de um e-commerce ou começou a estudar agora sobre o assunto, já deve ter reparado que análises, cálculos e planejamentos são pontos essenciais do dia a dia de um negócio online. Acompanhar o andamento de todos os setores é parte fundamental para garantir um desempenho positivo para que gere bons resultados.
Nesse aspecto, os KPI’s (indicadores-chave de performance) atuam para analisar em números quais são os resultados de um negócio e qual é o retorno que cada departamento e ação está gerando. Os KPI’s mais comuns são ROI (retorno sobre investimento), ticket médio e taxa de conversão.
As métricas também são muito importantes para a análise de um negócio online. Elas atuam como uma espécie de caminho para saber se as atividades estão dando resultados ou não.
Descubra quais são os KPIs mais importantes para um e-commerce:
ROI
É um indicador que mede os resultados feitos em determinada campanha ou período. Essa técnica é essencial para conferir se o seu planejamento esta dando o retorno esperado.
Esse KPI vai te mostrar o retorno exato que sua ação gerou para a empresa e se é uma boa estratégia ou não.
Aplique a fórmula:
ROI = Receita / Custo do investimento
Para fazer o cálculo em porcentagem:
ROI = [(Receita – Custo) / Custo] x 100
ROAS
Para calcular o ROI de forma correta, é necessário analisar o fechamento financeiro e para isso, utilize a ROAS. É uma forma de ter resultado mais rápido e preciso sobre seus gastos para divulgação do negócio.
ROAS = Receita proveniente da mídia / Custo do investimento
TICKET MÉDIO
Esse é o mais comum entre os proprietários de lojas que gostam de ter o valor da média de compras feitas por cada cliente.
Para aumentar esse número é fácil, ofereça benefícios os seus cientes para incentivar uma nova compr.
Veja a fórmula:
Ticket Médio Mensal = Receita do mês / Nº de clientes do mês
TAXA DE CONVERSÃO
É um indicador que pode ser usado para vários objetivos, como calcular número de vendas, captação de novos clientes, download e outras opções.
Para fazer esse cálculo:
Taxa de Conversão = (Clientes convertidos / Nº de visitantes) x 100
TAXA DE CARRINHO ABANDONADO
O problema de carrinho abandonado é bem recorrente entre os proprietários de loja virtual. Calculando essa taxa você consegue analisar melhor o que pode ser feito para diminuí-la.
Os motivos mais frequentes para abandono de carrinho são as formas de pagamento e o valor do frete.
Taxa de Abandono de Carrinho = (Quantidade de visitantes que não completaram o checkout / Quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x 100
Acompanhar esses resultados deve fazer parte do seu dia a dia para que não seja pego de surpresa quando o problema já tenha se tornado grande demais.
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