4 ações para driblar as objeções dos clientes no e-commerce

Trazer um lead para dentro do seu e-commerce é uma tarefa relativamente fácil e que não precisa de muitos esforços. Porém, fazer com que ele feche uma compra pode ser mais complicado.

Existem algumas questões recorrentes que levam os leads a desistirem de fazer uma compra pela internet. Entre elas estão: valor do frete, se o site é seguro, se o produto vai chegar rápido, valor no concorrente e se ele realmente precisa daquele no produto no momento.

Muitos de nós já fizemos aquele caminho clássico ao navegar na internet: acessar uma loja virtual, ver os produtos, adicionar os produtos preferidos no carrinho, analisar o valor final da compra, formas de pagamento, valor e tempo do frete. Não agradou? Fechamos a aba e vamos para o próximo.

Esse caminho acaba gerando outro problema: carrinho abandonado, que é o terror de muitos e-commerces com baixo estoque de produtos.

Para dar um basta em situações como essa, confira as atitudes que você pode tomar para diminuir a desistência de um lead fazer uma compra na sua loja virtual. Vamos lá:

Site seguro

Comprar em um site seguro é a prioridade da maioria das pessoas. Tendo em vista que a maior parte das compras online é feita por cartão de crédito, esse ponto é ainda mais importante.

Coloque o certificado de segurança do seu site visível para que o visitante não tenha dúvidas sobre essa questão. Além disso, é válido solicitar depoimentos dos clientes sobre as compras que já fizeram, como foi a entrega, qualidade do produto e outros pontos que podem ser levados em consideração.

Remarketing

Ações de remarketing são boas saídas para trazer aquele lead que vez uma visita no site e deixou coisas no carrinho. Envie um e-mail lembrando, um cupom de desconto especial ou outra condição que incentive ele a voltar e finalizar a compra. Promoções do site ou ofertas exclusivas também podem funcionar.

Frete

O frete é um dilema frequente no e-commerce. O valor e o tempo de entrega são decisivos na hora de fechar uma compra.

Nesse sentido, é importante conhecer o seu público: será que eles preferem pagar mais caro para ter o produto mais rápido ou pagar mais barato e demorar na entrega?  Vale fazer uma pesquisa entre os seguidores com enquetes ou leads por e-mail.

Aumentar o valor dos seus produtos para ter condições de oferecer frete grátis em alguma situação pode ser uma alternativa, mas tenha cautela. Outra possibilidade é oferecer frete fixo para que regiões onde o frete é mais barato compense os envios mais caros.

Necessidade de compra

Gerar necessidade de compra no seu cliente é uma técnica que pode atrair bons resultados.

Gatilhos mentais de escassez são muito utilizados para convencer o seu cliente a realizar uma compra. Frases como: ‘poucas unidades’, ‘por tempo limitado’, ‘últimas horas’, ‘promoção exclusiva’ e ‘só hoje’ são exemplos que você pode aplicar na sua loja virtual.

Essas são algumas ações para melhorar as estratégias do e-commerce e consequentemente aumentar o número de vendas. E novamente, conheça seu público para saber o que ele espera como cliente.

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