Pontos de atenção no planejamento estratégico do seu e-commerce

Começo de ano é sempre uma loucura para se organizar começar a planejar, definir metas, novos desafios e rumos para os nossos negócios. Se você é dono de uma loja virtual, já deve ter feito um planejamento estratégico pelo menos para o primeiro semestre do ano. Se isso ainda não aconteceu, aperte o passo e aproveite as nossas dicas.

2020 nos trouxe momentos incertos, isso é um fato. Prejudicou vários setores e foi muito bom para outros, e o e-commerce é um eles.

Muitas pesquisas apontam que as compras online bateram recordes de faturamento. Pessoas que nunca compraram pela internet fizeram sua primeira durante a pandemia e afirmam que continuarão optando esse sistema pela facilidade e agilidade.

É por esse motivo que você deve começar o planejamento estratégico da sua loja virtual hoje mesmo para não ficar atrás dos seus concorrentes. Confira nossas dicas para as áreas que você merece dedicar mais atenção:

Qual a experiência que o cliente tem no seu e-commerce?

A experiência de compra é parte fundamental para que o cliente retorne para uma segunda compra. Oferecer ao seu cliente uma navegação rápida, descomplicada, descrições completas sobre os produtos e com benefícios é o básico que você deve  fazer para ser lembrado.

A personalização dos serviços é uma grande aposta para 2021. É isso que os clientes esperam do lugar onde estão investindo seu dinheiro.

E é possível ir mais além: pense na entrega do produto, ofereça uma embalagem personalizada e algo que faça seu cliente se sentir feliz por fazer parte da marca de alguma forma.

O relacionamento pós-venda começa nesse instante: quando o cliente recebe a compra em mãos e fica satisfeito, sente vontade de compartilhar com alguém, tirar uma foto ou algo do tipo.

Logística de entrega

Problemas na logística e entrega são muito recorrentes no mundo do e-commerce e motivo principal para desistência de novas compras.

O processo de separação e embalo do produto deve ser rápido para que a compra seja enviada o quanto antes.

Ofereça mais de uma opção de entrega para que o seu cliente possa escolher.

Atendimento ao cliente

Ter um atendimento de qualidade é o segredo para conquistar clientes ativos. O consumidor do seu produto pode ter várias dúvidas e alguém precisa estar disponível para sanar todas elas.

O canal de atendimento deve ser ágil, rápido e empático. Que mostre preocupação com o cliente e em responder todas as suas questões.

Você já deve ter sido mal atendido em algum lugar e sabe o quanto é péssimo.

E ainda, ofereça atendimento em mais de um canal para atender a todos os públicos do seu negócio. Existem várias opções para isso: redes sociais, chat direto no site, e-mail, WhatsApp Business e telefone.

Marketing de conteúdo

As pessoas passam horas e horas na internet consumindo conteúdos dos mais variados assuntos. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito utilizada para atrair mais admiradores e criar uma comunidade que consome esses conteúdos.

Eles podem ser produtos em um blog, vídeos no Youtube, postagens nas redes sociais, Stories e muitas outras opções. O importante é oferecer um conteúdo bacana que tire uma dúvida ou ensine algo relacionado ao produto.

Atente-se ao calendário promocional

As datas comemorativas são extremamente importantes para um e-commerce, independente do seu seguimento.

Analise quais datas estão relacionadas com o seu público, o que pode ser feito e quanto tempo de antecedência é necessário para colocar uma campanha no ar. Reúna ideias, veja quais benefícios ao seu cliente você pode oferecer.

Um erro comum é deixar para fazer em cima da hora e acabar prejudicando os resultados.

Siga nossas dicas e coloque-as em prática o mais rápido possível. O planejamento estratégico deve ser a base das ações do seu negócio durante o ano todo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe.

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