O funil de vendas é feito para acompanhar os clientes no processo de compra: reconhecimento do problema, busca por soluções desse problema, possíveis marcas para investir e definição da marca final para compra.
O topo do funil é a primeira fase de uma série de estratégias que podem ser realizadas com o objetivo de conquistar clientes para sua marca.
Esse processo serve para compra de um produto qualquer até para a contratação de um serviço específico. Se uma pessoa precisa investir dinheiro para determinada ação ela passa por esse processo de forma despercebida.
Se você vai contratar um pintor para sua casa com certeza vai em busca de referências através de pessoas conhecidas ou se vai comprar uma roupa na internet vai dar uma passada nas redes sociais da marca para conferir os comentários, certo? Isso já é parte do processo de compra ou do funil de vendas.
No primeiro momento é preciso entender que existe um processo até que alguém faça uma compra em um determinado lugar ou site. As pessoas buscam por opiniões de outras pessoas que já compraram, se há críticas, se o produto demora em chegar ou se vem com defeitos.
Atualmente a internet é o melhor parâmetro para saber sobre uma marca, serviço ou produto. Especialmente para e-commerce, as redes sociais são os pilares fundamentais para se obter bons resultados se usadas corretamente.
Falando especificamente sobre e-commerce saiba que nem todos os visitantes de um site irão chegar até a compra final (saiba mais sobre taxa de conversão aqui).
É necessário realizar uma análise completa da loja. Você mesmo quando vai comprar um produto faz esse tipo de questionamento: o produto é bom? Serve realmente para o que eu preciso? O que as pessoas falam da marca? A entrega é segura?
São muitos pontos analisados antes mesmo de resolver onde será feita a compra.
Reunimos algumas estratégias que podem te ajudar a qualificar de maneira mais rápida seus clientes que estão no topo do funil, que consiste em atrair e gerar interesse de conhecer mais a marca.
Estratégias para topo de funil
Estude seu público alvo
Tão importante quanto saber como atrair clientes é saber como é a persona da sua marca. Ela deve ser definida para que todas as ações sejam com base nela. Você precisa saber o que seus clientes precisam, quanto eles podem gastar e o que eles esperam do produto.
Com a persona definida grande parte dos problemas da marca pode ser solucionado e até poupar um serviço que pode não estar trazendo resultados. Por exemplo, se a persona do seu negócio não está no Youtube porque perder tempo e investimento criando vídeos?
Isso pode ajudar a produzir campanhas bem definidas para ter os resultados mais significativos.
Tenha uma marca atraente
Ninguém compra um produto se ele é divulgado com fotos feias, concorda?
Tenha fotos bonitas, descrições atraentes e use isso a favor da marca. Explica formas de usar o produto, a praticidade, conforto e quaisquer outras situações que possam te ajudar nas vendas.
O seu e-commerce também é um atrativo. Ele precisa ser prático, com categorias bem definidas, url fácil, velocidade rápida e sem complicações. Se coloque no lugar do seu cliente, é fácil chegar até o produto x? Será que o seu site não precisa ser reformulado? Pode ser um trabalho a mais que renda um aumento nas vendas futuramente.
Trabalhe o diferencial da sua marca
O seu diferencial pode ser a chave para o sucesso.
Entenda que o seu produto pode ser igual a todos os outros, mas o diferencial pode ser o atendimento ou a forma como o produto chega até o cliente.
O posicionamento da marca já é um grande ponto.
Estimule os cadastros
Estude de forma completa onde é melhor incentivar os visitantes a se cadastrarem. Ações estratégicas são extremamente importantes para ter bons resultados.
Não cobre muitas informações nos primeiros cadastros, peça aquilo que realmente é importante. Não existe motivo para pedir o número do celular do seu visitante se não terá uma ação voltada para SMS, por exemplo.
Os e-mails cadastrados podem gerar muitos negócios, então não dê motivos para que o visitante desista logo na hora de fazer o cadastro. Além de descontos, é possível oferecer brindes, conteúdos e novidades em primeira mão.
Alimente novos leads
Seu objetivo é transformar os visitantes em leads. Depois que isso acontecer ofereça conteúdo de valor. Não vale abandoná-los e voltar quando precisar aumentar suas vendas. É necessário nutrir os leads constantemente e não ser excessivo demais.
Conheça sua persona, como ela gosta de ser abordada e com que frequência. Isso deve ser analisado de acordo com quem esses conteúdos forem oferecidos através dos cliques e compras.
Produtos no carrinho
Simplifique o processo de compra. Não o deixe desistir faltando tão pouco.
Sem formulários desnecessários, disponibilize as opções de pagamento que são indicadas a sua persona, não ofereça novos produtos nesse processo e sem ações que possam tirar a atenção do cliente.
Fidelização de clientes
Você não trabalhou até aqui para abandoná-lo após a primeira compra.
Ofereça informações exclusivas para que seu cliente se sinta especial para a marca.
Isso pode ser fundamental para que ocorra uma segunda compra.
Assuma os erros
Deu problema na entrega? Produto foi entregue quebrado? Assuma qualquer tipo de erro ou falha com o seu produto. Se coloque mais uma vez no lugar do cliente.
Existe uma expectativa imensa em cima de uma compra e quando ela chega com problemas ou se ela não chega, isso é frustrante. Ajude e resolva os problemas dos seus clientes.
Use os feedback dos clientes
Peça para o cliente avaliar o produto no site ou compartilhar uma foto quando o produto chegar. Se possível, tenha uma embalagem especial que dê vontade do seu cliente fotografá-la.
Já ouviu falar em coisas “instagramáveis”? São lugares ou produtos que dão vontade de fotografar e compartilhar com os amigos.
O processo para conquistar clientes com base no funil de vendas é totalmente indicado para e-commerces e marcas que estão iniciando no mundo digital.
Ações bem planejadas oferecem resultados positivos e leads qualificados.
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