Conquistar novos clientes é um processo difícil: demanda tempo, investimento e dedicação.

Mas você já pensou em como manter esses clientes? Para isso existe o Marketing de Fidelização

Tão importante quanto um cliente fazer a primeira compra, é ver o mesmo voltar para uma segunda compra.

Os clientes que voltam a fazer compras com a sua marca é porque gostaram do produto ou serviço, do processo de compra ou da agilidade na entrega.

O grande fato que já foi comprovado pelos donos de e-commerce e lojas virtuais: o planejamento é de extrema importância em todos os setores do seu negócio. Planejamento financeiro, planejamento de campanhas, planejamento de marketing e todos os outros.

Para todos os problemas existem soluções e técnicas a serem aplicadas. E para fidelizar clientes existe o Marketing de Fidelização, que exige muita atenção e claro, planejamento.

O que é Marketing de Fidelização

O Marketing de Fidelização consiste em, basicamente, se tornar amigo do seu cliente e trazê-lo pra mais perto da sua marca.

E como fazer isso? Existem muitas formas!

A primeira delas é criar um relacionamento mais próximo com o cliente. O Marketing de Fidelização funciona como uma relação de confiança. O cliente deve confiar na sua marca para fazer uma nova compra.

Além disso, a prática busca mostrar para o cliente que a sua marca o conhece muito bem para oferecer os produtos certos no momento certo. (lembra da jornada de compra?)

Como colocar em prática o Marketing de Fidelização

A principal mudança deve ser oferecer um atendimento mais natural e menos robotizado.

Com certeza você deve conhecer uma marca que tem uma linguagem própria, sabe aquela legenda que você lê nas redes sociais e já sabe de qual marca é? Então, isso é super importante. (nossa cliente Haes é um ótimo exemplo)

Faça com que seu cliente conheça a sua marca para te oferecer mais informações e a sua marca vai acabar o conhecendo mais que ele mesmo.

Entenda as características do seu cliente e ofereça os produtos adequados para ele, utilizar o e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para isso.

Será que esse cliente não perece uma oferta especial? Não precisa ser nada muito extraordinário, o importante é ele se sentir especial para o seu negócio. Clientes felizes fazem novas compras.

Você já perguntou para o seu cliente se ele não tem uma sugestão legal sobre o seu produto?

Críticas construtivas são sempre bem-vindas e para um cliente fazer uma observação ele precisa se sentir à vontade para dar esse feedback

A fidelização do cliente também está relacionada com o processo de compra e recebimento do produto: se o formato de compra pelo site é simples e sem complicações, se o suporte é satisfatório para soluções de dúvidas ou problemas e se o produto demora a ser despachado e chegar até a casa do cliente.

O Marketing de Fidelização pode te ajudar a melhorar a qualidade dos seus clientes, ou seja, bons clientes são aqueles que fazem compras constantemente.

Adeque nossas ideias para a realidade do seu e-commerce e acompanhe de perto os resultados.

Categorizado em: