O branding funciona como uma gestão de marca e é importante para a construção de marcas sólidas de qualquer segmento, físicas ou online.

A experiência de compra está sendo modificada ao longo dos anos. Hoje, as pessoas buscam não só por produtos, mas por uma experiência que vai além do que ter sua compra nas mãos.

A ideia de comprar um produto de uma determinada marca já envolve diversos fatores ligados aos sentimentos e valores que a marca pode trazer para você.

O que é branding?

O branding consiste em fazer a gestão da marca, apresentar ao cliente da sua marca uma sequencia de experiências positivas, isso inclui desde as cores escolhidas para sua marca e o que elas significam até a linguagem usada das redes sociais, valores e posicionamentos.

Como analisar a imagem de uma marca

Os questionamentos para saber o porquê de uma pessoa escolher sua marca na hora de comprar um produto devem ser: qual o diferencial da sua marca? Qual a experiência de compra? A sua marca tem um estilo da linguagem próprio? Meu cliente sente carinho ao receber meu produto? Será que a marca passa credibilidade nas redes sociais? É coerente nas ações? O que o meu cliente pensa sobre a marca?

São diversos fatores que podem definir o branding de uma marca com o objetivo de criar relação com o cliente, despertar bons sentimentos e carinho pelo seu produto final.

Se as marcas X e Y vendem o mesmo produto, o que fez Maria comprar na marca X?

Claro que o primeiro pensamento é o preço, mas isso vem mudando ao longo dos anos.

As pessoas preferem comprar de marcas que tem uma identidade própria, razão social e que se difere das demais.

O pensamento agora é: “Eu vou comprar da marca X porque eles postam várias coisas interessantes, produzem conteúdos em vídeo e ainda ajudam o meio ambiente no descarte das embalagens. Vi pelo stories que eles prezam muito pelos funcionários, achei isso incrível!”.

Como aplicar estratégias de branding

Marca com personalidade

Sua marca precisa ter uma identidade visual própria e muito bem aplicada.

Tenha um logo que faça sentido, com cartela de cores e todas as características necessárias para que o cliente entenda a mensagem que você quer transmitir.

Reúna todas as referências de fotos e estilo de linguagem que você queria colocar em prática na sua marca.

Pense que seu cliente precisa ler uma frase nas redes sociais e logo relacioná-la com a marca, antes mesmo de ver quem fez a postagem. 

Ter isso definido vai facilitar muito o seu trabalho e também da sua equipe na hora de produzir algum um conteúdo.

Relacione sua marca a uma pessoa. Quais as caraterísticas dessa pessoa? Qual o estilo de vida? Quais as opiniões? Qual o modo de falar? Traduza isso para a personalidade da marca, é como a criação da persona.

Conte uma história

Conte a história da sua marca e o que a fez chegar até aqui. Todo mundo tem uma história e todos gostam de ouvir boas histórias.

Saiba contá-la de forma com que seu cliente se veja fazendo parte dela e crie um sentimento. Emocione e incentive outras histórias.

Defina a missão da sua marca. O que sua marca busca transmitir para o cliente? Qual o motivo dela existir? 

Sua marca vende mais do que móveis para casa. Ela faz parte do sonho de uma família em ter sua primeira casa.

Produza conteúdos

A produção de conteúdo está sendo o pilar mais importante na maioria das estratégias digitais.

As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdos em diferentes plataformas. Estude onde o seu público está presente e coloque lá a sua marca.

Não se esqueça de manter a personalidade da marca em todos os formatos e tipos de conteúdo que estiverem sendo criados.

Experiência do cliente 

O toque final para o sucesso do seu branding.

Não adianta seguir rigorosamente todas as dicas e não estudar a fundo a experiência do seu cliente.

Pontos importantes que precisam ser levados em conta para o seu cliente ter uma boa experiência com a sua marca: atendimento rápido e personalizado, facilidades para comprar, tempo de entrega do produto e a forma com que esse produto chega até o cliente.

A experiência de um cliente também reflete na aquisição de futuros. 

O branding exige dedicação a longo prazo mas é necessário para criar marcas sólidas e com credibilidade.

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