O cenário atual está muito propício para que os e-commerces façam ainda mais sucesso. Lojas fechadas, medo de sair na rua e muitas pessoas ainda se contaminando são indícios de que a volta ‘ao normal’ será mais lenta do que o esperado.

Logo, as pessoas deixaram de comprar aquilo que elas precisam em lojas físicas, conhecidas e que já estavam acostumadas. Grande parte dessas pessoas migrou para o mercado de compras online, onde existem infinitas opções de marcas, lojas, estilos e preços. É nesse momento que a experiência do cliente pode ser a cereja do bolo em muitos dos casos.

Além disso, muitas lojas físicas acabaram migrando para o digital por conta da pandemia do Coronavírus. Por um lado isso é positivo, pois reforça o poder do mercado online, mas também são mais concorrentes para quem sempre esteve na internet.

Seu produto pode ser o melhor do mercado e ainda apresentar um excelente custo-benefício, mas se a experiência de compra não for excelente, nada feito.

As pessoas estão se tornando cada vez mais seletivas a tudo, principalmente com relação ao que estão comprando na internet. É preferível pagar mais caro que ter algum tipo de problema com o processo de compra ou entrega do produto.

É de extrema importância dar atenção à experiência do seu cliente, também chamada de customer experience. Esse conceito engloba vários pontos importantes para dar atenção e fazer com que seu cliente compre o produto no seu e-commerce, volte a fazer uma segunda compra e ainda comente com os amigos.

Se coloque no lugar do cliente ao acessar seu e-commerce

O processo para melhorar a experiência do cliente deve ter início na análise do seu site como um todo: velocidade de carregamento, descrição dos produtos, fotos, se as categorias estão bem divididas e quais os passos até o cliente chegar a fechar uma compra.

Outro ponto muito importante e que merece total atenção: seu e-commerce precisa ter a função mobile commerce. Hoje a maioria dos acessos à internet são pelos smartphones e com certeza as compras online também. Não tem como fazer uma ótima campanha para gerar vendas, se o site não está preparado para os acessos pelo celular.

Cadastros muito extensos também podem ser um problema. Solicite somente os dados necessários para a compra e entrega do produto.

Se coloque no lugar do cliente e veja os pontos que precisam ser melhorados para facilitar a procura de produtos e o caminho até chegar ao fechamento do pedido.

Banners que chamam a atenção: CTA

O tradicional e bem conhecido Call to Action ou chamada para ação é indispensável para ter bons resultados no e-commerce. É uma técnica utilizada para chamar a atenção do cliente levando-o a realizar uma ação, ou seja, colocar no carrinho, comprar, fechar a compra e finalizar agora. Esses são poucos dos exemplos que podem ser aplicados em pontos estratégicos no seu site e melhorar a experiência do seu cliente.

É uma péssima experiência entrar em um site e não encontrar onde estão as coisas e aparecem mil outras dúvidas sobre como fechar a compra, será que o produto está certo, onde preencho meus dados, enfim… Ofereça um conteúdo claro e objetivo para o seu cliente.

Estude onde você vai colocar determinados CTAs, se é o lugar ideal e tire tudo àquilo que pode prejudicar o processo de compra.

Depoimentos de clientes

Nada como ver o depoimento de alguém que já comprou o produto que você quer comprar. Saber a opinião, se realmente funciona, se o produto é bem feito e se o preço vale a pena.

Pedir o depoimento de clientes que já compraram seus produtos é de extrema importância para apresentar credibilidade e presença no mercado para o visitante que está chegando agora.

SEO para ecommerce

As técnicas de SEO já estão sendo bem aplicadas durante os últimos anos. Ela consiste em melhor posicionar o seu site nos canais de busca com produção de conteúdo, utilização de palavras-chave, estrutura do site e outras características.

Com isso, a sua marca também acaba ganhando maior credibilidade dos visitantes e tendo mais chances de aumentar a interação deles com o seu negócio.

A experiência do cliente está inteiramente relacionada ao que ela vai encontrar dentro do seu e-commerce e nas redes sociais.

Isso inclui os conteúdos produzidos para o blog e como os clientes reagem ao produto.

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