Difícil é encontrar uma pessoa que ainda não tenha um perfil no Instagram. A febre é tanta que até os doguíneos estão tendo seus perfis na rede social e várias fotos para encantar os seguidores. Pasmem: muitos criam até perfil do filho que nem nasceu ainda. Essa é a nova geração da internet.

O Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. Isso se deve a diversos fatores relacionados aos avanços da internet: popularidade dos influenciadores e Marketing Digital. Tudo está interligado e vamos te provar isso.

A primeira grande porta que a internet abriu foi a possibilidade de assistir vídeos pelo computador, concorda? Pense que já existiu um mundo sem o YouTube. Eu sei que é muito difícil pensar isso, mas sim. Todo mundo ficou fascinado pela incrível função que ele tem: ser um site que ‘guarda’ vários vídeos para você assistir quando quiser.

Sabemos que no início de tudo, o que mais chamou a atenção das pessoas foi o envio de e-mails e a facilidade de se comunicar através de um computador. Mas o ponto de referência dessa discussão é um pouco mais a frente: vender e comprar produtos pelo Instagram. E você sabe como isso está ligado com o YouTube?

O YouTube acabou se tornando a casa dos influenciadores. Foi lá que surgiram os primeiros “famosos da internet” e o poder deles de influenciarem as pessoas a seguirem seus conteúdos e comprarem os produtos que eles estivessem indicando.

Pouco tempo depois, começaram a surgir outras redes sociais e foi quando o Facebook recebeu todos aqueles famosos também na sua rede, e assim sucessivamente com as novas redes que foram sendo lançadas.

Quando o sucesso desses influenciadores ganhou o mesmo sucesso no Instagram, o Marketing Digital teve mudanças. A divulgação de marcas, produtos e serviços esqueceram a forma tradicional e reconheceu que migrar para as redes sociais poderia ser – e foi – a melhor das estratégias. Mesmo que fossem feitas divulgações através dos vídeos no YouTube, no Instagram a força era maior e isso continua cada vez mais.

Ainda que a popularidade do Facebook tenha sido muito grande e ainda é, hoje ele pode ser caracterizado mais por ser uma rede social de amigos e familiares. Não somente para negócios e marcas. Já o Instagram, cada vez mais está sendo escolhido para ser a principal rede de divulgação.

Essa mudança tem uma grande parcela de ‘culpa’ dos influenciadores. Se eles migraram para o Instagram é lá que o seu negócio também deve estar. O poder de influência está muito presente no cotidiano dos usuários dessa rede e já é possível que uma marca tenha também esse poder sobre seus seguidores através de conteúdos, ideias e posicionamentos na internet.

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários mensais e mais de 60% desses usuários acessam diariamente, segundo a pesquisa feita pelo blog Hosting Rating. O Brasil está entre os cinco países que mais têm usuários ativos.

Esses dados confirmam o fato de que se você tem um negócio, ele precisa ter um perfil no Instagram. Mesmo que esse perfil não seja o foco principal de acordo com a persona, mas ainda sim, é importante marcar presença e levar o cliente para um próximo lugar.

Novas ferramentas do Instagram

A rede social está apresentando muitas novidades nos últimos dias, mas sua estratégia começou há alguns anos.

Acredita-se que essas atualizações têm como objetivo fazer com que os usuários passem o maior tempo possível dentro do aplicativo e deixem de lado as outras redes sociais. A estratégia do Instagram é reunir todas as ferramentas em um só aplicativo para que as pessoas não precisem de outros.

Feed

O Feed do Instagram é a vitrine do mundo digital. Fotos bem produzidas e ‘instagramáveis’ são como a comissão de frente de uma escola de samba. Fotos bonitas vendem produtos e é esse o objetivo ao colocar a sua marca na internet.

Claro que fotógrafo, equipe e produção são ajudas muito bem-vindas, mas não se prenda a isso se não tiver dinheiro para investir. Um celular faz ótimas fotos e existem muitos aplicativos de edição gratuitos que podem te salvar nessa hora.

O mais importante é reunir referências antes de sair clicando e postando. Tenha uma estratégia muito bem organizada para que você não se sinta perdido e saia postando tudo.

Stories

O início dessas mudanças aconteceu com o Stories. Você lembra quando ele surgiu? Foi em 2016. Ele foi uma cópia do Snapchat, que estava fazendo muito sucesso na época e acabou sendo esquecido depois de então.

Hoje essa ferramenta está no seu maior auge e tem como objetivo principal o compartilhamento de fotos e vídeos que não são interessantes para o feed. Para marcas, influenciadores e outros negócios esse objetivo pode ser ainda mais preciso: trazer o cliente pra perto. O Stories não exige uma super produção.

No Stories podem ser postados vídeos de até 15 segundos e fotos, que ficarão disponíveis por 24 horas e agora, também podem ser salvos nos Destaques.

Os clientes adoram saber como funciona a marca e têm curiosidades variadas que pode se tornar o seu diferencial se souber usá-las da forma correta.

Ideias que você pode fazer no Instagram Stories do seu negócio:

  • Converse com o público sobre assuntos variados, não somente sobre o produto;
  • Mostre o dia a dia da empresa;
  • Mostre alguém da equipe (quem responde os comentários nas redes sociais, quem tira as dúvidas sobre tamanho das peças ou até quem embala o produto para o envio);
  • Mostre o ‘por trás das câmeras’.

O Stories foi ganhando ainda mais funcionalidades com o passar do tempo, como a opção de fazer enquetes, perguntas e testes. Também tem a opção Boomerang, Layout, Superzoom e Mãos livres.

Ainda na ferramenta Stories, é possível fazer uma live na opção Ao Vivo, que também fica disponível por 24 horas, e criar um Reels, que consiste em criar cenas e editá-las da sua maneira (filtros, textos, áudio e outras funções).

Atualmente o que mais está fazendo sucesso é a opção de criar um filtro para o Stories e compartilhar com os usuários da rede. Muitas marcas estão apostando nessa funcionalidade para conquistar novos seguidores e outras pessoas para conhecerem o seu perfil.

O filtro deve ser criado em uma ferramenta à parte e enviado para aprovação ao próprio Instagram antes de ser liberado.

IGTV

O IGTV é uma espécie de Youtube dentro do Instagram. Ele permite subir vídeos de até 1 hora e compartilhá-los no Feed. Porém, ele não tem funções de edição próprias. É necessário subir o vídeo já pronto de acordo com a sua preferência.

A ferramenta ganhou um Feed individual no perfil do usuário nas últimas atualizações do aplicativo e também um Explorar apenas com vídeos do IGTV.

Para usar o IGTV é preciso ter um planejamento mais elaborado, assim como para os vídeos que são postados no YouTube. Talvez seja necessário fazer uma pesquisa sobre quais conteúdos em vídeo os seus seguidores se interessariam. Para isso você pode usar a caixinha de perguntas disponível no Stories.

Reels

Assim como o Stories foi criado com base no Snapchat, o Reels foi criado com base no TikTok. O grande sucesso do TikTok possivelmente estaria diminuindo a demanda do Instagram e como não gosta de ficar para trás, foi logo criando sua própria função para vídeos curtos.

A febre da internet depois do descobrimento do Tiktok é dublar áudios e músicas, e essa função é possível fazer através do Reels. A função tem um sistema personalizado para edição, assim como tinha a opção Cenas do Stories. É possível utilizar filtros, animações, temporizador, velocidade e muitas outras opções.

Lembrando que também é possível utilizar o Reels com o próprio áudio de onde o vídeo está sendo gravado. Ele também ganhou um destaque no Explorar comum do Instagram e já está sendo muito utilizado pelos usuários.

O Reels pode ser usado em muitos formatos. Se você tem uma loja de roupa, pode criar um vídeo experimentando looks e abusando das edições da nova função, por exemplo.

Guias

A função Guias surgiu no início da pandemia do Coronavírus com o objetivo de reunir conteúdos de saúde e bem-estar para ajudar os usuários a passarem por esse período como uma espécie de blog dentro da rede social.

A opção foi liberada para pouquíssimos perfis utilizarem, mas há indícios de que também será disponibilizada para todos os usuários em breve.

Ainda que a função não tenha sido liberada, é importante entender que não há limites para uma rede social como o Instagram. O objetivo é cada vez mais aumentar os tipos de conteúdos dentro dessa mesma rede.

Instagram Shopping

É a principal ferramenta para venda de produtos dentro da rede social. Com a função aprovada para o perfil, é só cadastrar o catálogo de produtos e marcar na postagem. Ele automaticamente leva o cliente para o site ou para o próprio produto cadastrado no Instagram.

A ferramenta Shopping tem uma sessão especial no Explorar e pode trazer mais visualizações para os produtos e marcas. O Instagram é um viés promissor para quem quer vender e conquistar novos clientes. É necessário dedicar tempo para entender e aprender a usar todas as funcionalidades que a rede tem disponível.

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