A pandemia pegou todos de surpresa e prejudicou muitos setores nesses quase 11 meses de isolamento social. Portas fechadas, pessoas em casa, home office e a diminuição no consumo de diversos serviços. Porém, existem alguns setores que foram beneficiados com este cenário: farmácias, produtos hospitalares, supermercados e, claro, os e-commerces.

Segundo a pesquisa elaborada pela Ebit|Nielsen, o e-commmerce brasileiro registrou um recorde de crescimento logo no primeiro semestre de 2020. O faturamento teve a maior alta em 20 anos, crescendo 47% e 39% no número de pedidos.

Cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram a primeira compra online durante a pandemia e desse total, mais de 20% fizeram mais de dez pedidos só no primeiro semestre.

Esses números são surpreendentes e mostra que o comércio online já é uma realidade com grande potência no país, o que deve deixar em alerta os proprietários de lojas físicas que ainda não investiram nesse novo modelo.

As tendências do e-commerce para 2021 estão sendo influenciadas pelas mudanças e avanços que a tecnologia ofereceu para as pessoas no ano passado.

Voice Shopping

O sucesso da Alexa, da Amazon, é um bom exemplo nessa tendência: faça tudo através da sua voz e a assistente.

As compras por voz já estão ganhando espaço e tendem a mudar ainda mais as formas de compra. O que antes era necessário ir até o computador, liga-lo, acessar o site e tantos outros processos foi simplificado por apenas um comando de voz.

Omnichannel

O conceito Omnichannel consiste em oferecer diversos canais de vendas para o seu cliente e que eles se cruzem para oferecer um serviço completo e de qualidade. Resultando em uma experiência de compra significativa e que gere novas vendas.

O Omnichannel é como uma integração do físico com o online para deixar a critério do cliente onde ele fará sua compra.

SEO

O SEO é uma das técnicas que não perderá o seu poder tão cedo. Ele consiste em melhorar vários fatores dentro do seu site para melhor posicioná-lo nos sites de busca e consequentemente, aumentar as possibilidades de novos visitantes e vendas.

As mudanças feitas com base nesse conceito envolvem a velocidade do site, a funcionalidade de cada botão, conteúdos que atraiam visitantes, descrição de produtos, site responsivo, entre outras.

Aplicativo mobile

O número de usuários que fazem compras online aumenta a cada dia. A possibilidade de fazer uma compra em qualquer lugar que você estiver é um sinal de que muito em breve os computadores perderão o pouco espaço que ainda restou.

Diante disso, os aplicativos mobiles estão tomando a frente quando se trata em oferecer ainda mais praticidade para essas compras. Acesso rápido, personalização e mais proximidade com o seu cliente.

Atendimento personalizado e Inteligência Artificial

Ofereça um atendimento completo e personalizado para que seu cliente não desista da compra por falta de informações. Tenha alguém responsável por esse contato e que esteja totalmente disponível para isso.

Os meios utilizados podem ser os já conhecidos: e-mail, WhatsApp direct do Instagram e outras opções que seu negócio tiver a disposição. O ideal é incentivar que esse contato seja feito através de um só meio para não haver confusões no dia a dia.

Os Chatbots, que são robôs programados para perguntas frequentes em e-commerces, podem ser uma boa opção para diminuir o fluxo do atendimento e utilizar a Inteligência Artificial a favor do seu negócio. Em um futuro próximo, a IA será a principal forma de contato entre empresas e clientes.

Essas tendências mostram que a personalização será um diferencial em 2021. De maneira geral, está totalmente relacionado com a experiência do cliente e o que ele espera no seu processo de compra.

Já aplicou alguma dessas tendências no seu e-commerce? Entre em contato com a nossa equipe para aplica-las.

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