Chatbot é o futuro (e o presente) do atendimento online nas lojas virtuais.

Comece pensando o seguinte: como está sendo feito o atendimento aos seus clientes hoje? Precisa responder um por um? Quanto tempo você se dedica a isso por dia?

Agora mude a percepção: caso existisse uma tecnologia que faça esse atendimento para você, ao que você poderia dedicar esse tempo?

O que é chatbot?

O chatbot é isso. Um software que conversa com seu cliente para sanar suas dúvidas de forma automática.

Basicamente é um programa que se torna em uma pessoa expert sobre assuntos relacionados aos seus serviços ou produtos.

Sabe quando você entra em determinado site e logo aparece um pop-up ou uma caixa de bate-papo? Aquilo é um chatbot. Até a Siri, da Apple, é um chatbot. Ela está totalmente programada para ajudar você a usar o celular, encontrar alguma funcionalidade ou pesquisar um assunto na internet.

Para que serve o chatbot?

O chatbot ajuda a automatizar esse processo de atendimento.

Se você tem um e-commerce de sapatos, quantas pessoas vieram perguntar se o número 36 fica muito grande para alguém que usa 35? São perguntas básicas que podem ser automatizadas e usadas para otimizar o seu tempo para que consiga se dedicar a outros assuntos. 

Imagine o cenário: se a sua marca trabalha em horário comercial e alguém envia uma pergunta à noite, esse cliente vai ser respondido apenas na manhã do outro dia. Com o chatbot, o atendimento fica disponível por 24 horas e você não corre o risco de perder um possível cliente pela demora no atendimento.

Chatbot + inteligência artificial 

A inteligência artificial está diretamente ligada ao chatbot, e nada mais é do que robôs que fazem o serviço de humanos através da automação.

Ela já está presente em muitas atividades de automação de marketing, e o chatbot é uma delas. Com a inteligência artificial, o chatbot é ainda mais completo. 

A inteligência artificial funciona como um tradutor de perguntas, ou seja, para uma mesma resposta existem milhares de formas de perguntar e a ela sintetiza para que o chatbot encontre a resposta ideal.

Formas de usar o chatbot em ecommerce

Existem diversas formas de como usar o chatbot diretamente no e-commerce, como em aplicativos, redes sociais e e-mails. 

A automatização desse programa serve para perguntas frequentes relacionadas a características de produtos, formas de pagamento, frete e curiosidades.

Além disso, é possível programar chatbot para desenvolver um relacionamento da sua marca para com os clientes, indicação de produtos e até vendê-los.

Existem plataformas especializadas em chatbot para você aplicar no seu e-commerce e redes sociais. Também existem alguns tutoriais na internet para te ajudar com essa atividade.

Converse com o programador do seu e-commerce e estudem as possibilidades de melhorar o atendimento online dos seus clientes através do chatbot.

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