A descrição do produto em uma loja virtual é indispensável no processo de compra de um cliente. Poucas são as chances de venda se o texto é curto, pouco explicativo e se falta alguma informação importante.
Ao fazer uma compra pela internet, as pessoas precisam saber detalhes daquilo que estão adquirindo e um texto bem feito pode funcionar como um estímulo para o cliente adicionar o produto no carrinho e ir logo finalizando a compra. Quando os produtos estão mal descritos, os clientes podem fazer duas ações: ir para o site concorrente ver a descrição e acabar comprando por lá ou desistir da compra.
Não pense que a descrição do produto está relacionada apenas ao texto, mas sim, ao conjunto de fatores que envolvem a página do produto, ou seja, nome do produto, fotos, vídeos, CTA e o visual como um todo.
Existem pontos importantes que devem ser esclarecidos na descrição de um produto no e-commerce:
Pense que você está vendendo o produto presencialmente
Pense na forma como você apresentaria esse produto se fosse uma loja física e faça a descrição a partir disso. Saiba qual é a persona do produto e como ela costuma se comunicar, quais pontos são importantes para ela e qual o diferencial.
Crie uma descrição convincente e atrativa para os clientes.
Simplifique o nome do produto
Nomes muito extensos tendem a confundir o cliente, pense em nomes objetivos e fáceis de memorizar.
Use fotos e vídeos na descrição
Abuse dos recursos visuais para atrair o seu cliente até a página do produto. As fotos e vídeos devem ser feitos em ambientes claros, sem poluição visual e que realcem as qualidades do produto. Além de fotos individuais, organize cenários para que o cliente tenha mais noção do que está comprando.
Antes de subir as fotos na plataforma, renomeie os arquivos para os nomes dos produtos, dessa forma o Google conseguirá encontra-los para sugerir em seus resultados de pesquisas.
Informe as medidas e peso do produto
Esse é um detalhe importante para todo e qualquer produto que é vendido pela internet, seja uma peça de roupa, item de decoração, alimento ou calçado. O cliente precisa estar ciente do produto que está comprando para que não haja troca ou reclamações nesse sentido.
É válido até incluir um tutorial de como a pessoa pode medir o espaço ou outro objeto para ter uma noção básica do que está comprando.
Lojas de roupa, principalmente, a atenção nesse ponto deve ser essencial.
Descreva sobre a matéria-prima
Mencione na descrição qual a matéria-prima utilizada na fabricação daquele produto. Evite termos técnicos ou muito específicos. Se o produto tiver mais de um material, explique sobre todos eles separadamente.
Fale sobre a utilidade e recursos do produto
Explique o motivo pelo qual a pessoa deve comprar aquele produto, no que o produto vai ajudar, como o produto funciona e quais são os recursos dele caso houver.
Esse é o momento onde a descrição conquista o cliente ou faz ele deixar para lá.
Não esqueça de mencionar todos os itens que estão inclusos no valor do produto: acessórios, pilhas, controle, ferramentas ou qualquer outro item que seja complementar e valorize o seu e-commerce.
Use palavras-chave
Faça uma pesquisa dos termos mais utilizados para pesquisar produtos como o seu. Utilize de forma inteligente na descrição para que o produto tenha um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
Use prova social
Disponibilize uma área para comentários de clientes que já comparam aquele produto para dividir sua experiência. A prova social funciona como uma influência na hora de decidir uma compra.
Mantenha contato com os clientes com fluxo de e-mail pós compra para que eles deixem seus depoimentos e ofereça um benefício por essa ação.
Uma descrição completa do seu produto fará toda a diferença para aumentar suas vendas no e-commerce.
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