Com o excesso de lojas e marcas que estão chegando no mercado digital por conta da pandemia, a concorrência nas redes sociais se tornou muito maior do que era há algum tempo. Muitos perfis falando sobre o mesmo tipo de conteúdo e pouco planejamento na hora de produzi-los.
A pandemia é uma realidade. As pessoas estão em casa, algumas diminuindo os gastos e outras abusando das compras online.
Existem esses dois tipos de públicos que precisam ser alimentados diariamente com conteúdos que sejam leves e interessantes para eles. Sua marca precisa entender os sentimentos de quem está do outro lado da tela para assim produzir o que ela está procurando.
As pessoas passam boa parte do tempo nas redes sociais. Desta forma, é preciso conquistar os seguidores da sua marca para parte desse tempo eles estejam vendo o conteúdo que está sendo publicado.
Conteúdos leves
Já são muitos dias vivendo a tensão sobre o rumo que a pandemia vai levar no Brasil. Ninguém está procurando por mais conteúdos pesados e cansativos. As pessoas querem algo que transmita tranquilidade, gerem interesse e ofereça dicas legais.
A palavra é entreter. Aquilo que um dia as pessoas procuravam ver na televisão, hoje é através dos smartphones e redes sociais.
O vídeo está em alta
Além do YouTube, que foi um grande percursor do consumo de vídeos no mundo todo, atualmente o Instagram lançou algumas ferramentas que aumentaram significativamente a procura por vídeos dentro da rede. Não se esquecendo do sucesso da rede do momento: TikTok.
Consumir vídeos na internet é algo que não exige muita coisa, apenas um celular.
Pense que para a pessoa consumir um texto em legenda, blog ou afins, ela antes de qualquer coisa precisa estar em um ambiente silencioso e sem outros pensamentos rodeando as suas ideias. Já o vídeo permite que seja um consumo diferente.
As pessoas podem colocar pra assistir o vídeo da sua marca enquanto fazem o jantar, por exemplo.
Ainda sobre esse formato, é importante lembrar que o sucesso das lives também está relacionado com esse novo hábito de consumir conteúdos por vídeo. Para atrair novos seguidores a sua marca, busque por um profissional da mesma área e façam uma live sobre um assunto atrativo. Com certeza será uma boa tática para conquistar novos possíveis clientes.
Linguagem própria e humanizada
Com certeza você já viu pela internet alguma marca que tem uma linguagem própria. Quando você vê uma postagem logo já identifica de qual marca ela é apenas pela forma de se expressar. Isso é presença!
Ter uma linguagem própria é como se sua marca fosse uma pessoa e isso faz com que os seguidores de identifiquem e comecem a procurar mais pelos conteúdos quando estiverem nas redes sociais.
Outro ponto importante de ressaltar é saber o que falar e quando falar. O país está passando por uma pandemia terrível e ninguém quer ver ou pensa em comprar um ‘look babadeiro para sair com os amigos’, concorda? Agora substitua essa frase para ‘look especial para as comemorações que virão’. Não é outro sentimento? Muda de uma frase que tenha interpretações incentivando o fim do isolamento para uma frase otimista em dias melhores.
Esse exemplo não serve apenas para esse período de pandemia, mas para qualquer outra situação. Se coloque no lugar do seu cliente que está lendo, será que a frase não pode levar algo bom para ele?
Use a linguagem da sua marca como uma forma de se conectar com seu cliente.
Como melhorar o engajamento no Instagram
O algoritmo do Instagram passa por muitas mudanças constantemente e quem mais sente são os criadores de conteúdo, sendo marcas, negócios ou influenciadores. Os perfis comuns acabam não percebendo de fato o que o algoritmo tem em relação ao seu feed e entrega das suas publicações para seus seguidores.
O engajamento de um perfil tem muita ligação com o algoritmo da rede, pois a entrega da postagem para o seguidor depende exclusivamente do engajamento de outras pessoas e do quanto esses seguidores interagem com o perfil de maneira geral.
Temos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o engajamento dos seus seguidores com as publicações da sua marca. Confira:
- Tenha uma conta comercial no Instagram: esse é o primeiro ponto para você começar a melhorar a entrega das postagens. Com uma conta comercial é possível analisar dados importantes sobre os seguidores, como o a localização, faixa etária, qual horário de maior acesso e qual o alcance das postagens. Para melhorar o engajamento, saber o horário que seu perfil tem mais acessos é perfeito. Comece a postar somente nesses horários e já observe as mudanças.
- Promova conteúdos compartilháveis: sabe aquela postagem que você achou tão interessante que deu vontade de compartilhar? É isso. Ofereça os conteúdos que as pessoas querem ver e que desperte a vontade de compartilhar, marcar um amigo ou enviar por direct.
- Interaja com os seguidores: responda os comentários, directs, stories e o que mais for necessário para que o Instagram veja suas atividades e entregue melhor as suas postagens e assim, traga mais pessoas para sua rede.
- Se relacione com outros perfis: siga e interaja com perfis que sejam do mesmo nicho que o seu para que outras pessoas também venham conhecer o seu perfil.
- Hashtags com moderação: as hashtags são ótimas fontes para conquistar novos seguidores. Porém, é preciso saber usá-las da forma correta. Use hashtags de assuntos relacionados ao da sua marca e não ultrapasse 5 delas por postagem.
A principal forma de melhorar o engajamento dos seguidores nas postagens da sua marca é fazendo com que eles vejam um retorno ao interagirem com ela, seja em uma resposta no comentário ou compartilhamento nos stories.
Existem muitas formas de melhorar o engajamento de um perfil, mas a principal delas é oferecer o conteúdo que os seguidores estão precisando no momento certo.
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