Decida desde o começo qual é o objetivo principal do seu e-commerce. Pergunte-se a si mesmo:
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- Ele vai servir como uma fonte de remuneração para o seu tempo ocioso ou será fonte de receita full time com forte potencial de independência financeira?
- Você quer ser líder ou autoridade na sua categoria ou mercado ou vai se contentar em ser apenas “mais um” dentre tantas lojas?
- Você vai vender apenas para o varejo (B2C) ou também vai vender para outras empresas ou revendedores (B2B), oferecendo a essas empresas descontos especiais para compras em grande quantidade?
- Você planeja vender para outros países?
- Você deseja se tornar um especialista no seu produto ou um especialista em vendas online?
Não existem respostas certas ou erradas aqui, mas pelo menos tenha uma ideia concreta de onde você está indo antes de começar e o que você pode incorporar ao negócio à medida que a receita vai aumentando. Lembre-se: você nunca via ter sucesso em um e-commerce – ou em qualquer outro negócio – trabalhando no seu tempo livre.
Invista tempo
Se o seu desejo é maximizar suas vendas, lucros e alcançar o sucesso, então você deve analisar qual o tempo que tem disponível para o projeto. Não Não brinque consigo mesmo com relação ao tempo, energia e dinheiro que serão necessários para atingir seu objetivo. Liste as horas que serão necessárias e as tarefas que serão delegadas à outras pessoas ou empresas. Nesse caso, você também terá que acompanhar se tudo está caminhando rumo ao seu objetivo.
Curva de aprendizado
Criar um e-commerce que seja rentável requer uma curva de aprendizado que vai te custar algum tempo. Assim como aprender uma nova habilidade, as horas passam rápido quando se está focado. Então esteja preparado e não se dê folga. O e-commerce tem muitos processos para aprender e ajustar, então seja positivo com a experiência e o conhecimento que está adquirindo.
Especialista em produto ou especialista em marketing para e-commerce
Você não pode ser os dois tipos de especialista e efetivamente maximizar seus lucros. A menos que você tenha um grande orçamento disponível para contratar os melhores profissionais em gerenciamento de produtos e marketing, então ser um especialista nos 2 assuntos pode se tornar irreal e irrelevante. Porém, isso não quer dizer que você não possa ser um líder na sua categoria de produto ou nicho.
Mas você precisa decidir o quanto antes, se é melhor saber tudo o que há pra saber sobre o seu produto – o que ele faz, de onde ele vem – ou você prefere apenas vender o mesmo produto em grande escala tendo apenas o conhecimento necessário para que isso aconteça?
Não pense que a Amazon é especialista em todos os produtos que vende. Eles são especialistas em vendas e distribuição. Eles tem um sistema de cadastro e exibição de produtos com o máximo de detalhes possível, e então, aplicam todo seu conhecimento de marketing para vender.
Pra resumir; aprenda apenas o necessário sobre o seu produto para produzir copys incríveis e que vendam muito. Mas não perca seu tempo tentando aprender aquilo que não é necessário. O lucro está no marketing agressivo.
Qual a sua estratégia de saída?
O seu objetivo é ter um e-commerce por tanto tempo quanto for possível ou quer construir um negócio rentável, trabalhar nele por 3, 5 ou 7 anos e depois vender? Se a sua estratégia é vender o seu negócio daqui 3 anos, então detalhe isso no seu plano de negócios e nas suas previsões e acompanhe seus objetivos de perto à medida que vai evoluindo para ter certeza de que tudo está no caminho certo e também para aumentar o valor do seu negócio.
Vendas internacionais
Vender para outros países pode aumentar muito o seu volume de vendas e lucratividade, com o potencial de atingir um número muito maior de pessoas. Faça uma pesquisa nos dados do analytics do seu site e você poderá se surpreender com a quantidade de visitas internacionais que ele pode ter. Não se esqueça de estudar as taxas de câmbio para determinar se o seu negócio pode ser competitivo com concorrentes locais em outros países.
Esse artigo serve para te ajudar a deixar claro na sua mente quais são (ou devem ser) os objetivos do seu e-commerce, e o que você deve começar a fazer para atingi-los. Um negócio que não sabe pra onde deve ir e os resultados que deve entregar, invariavelmente acaba dando errado. Pense nisso.
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