Posicionamento no e-commerce

Posicionamento no e-commerce

O seu e-commerce deve ter um posicionamento bem definido para que gere as vendas que você deseja. Mas afinal, você sabe o que é posicionamento? O posicionamento é sobre como você quer que o seu e-commerce seja percebido pelos seus prospects e clientes. Lembre-se que prospects são clientes em potencial. Para facilitar nessa definição de posicionamento, pergunte-se: o seu público alvo sente que o seu site é o local onde eles comprariam? O posicionamento serve para ligar o seu negócio aos ideais dos seus clientes.

Seja o seu cliente

Entre na mente do seu cliente e haja como ele. Sinta toda a experiência que eles sentem quando vão comprar seu produto. Use palavras, imagens, cores e linguagem que o seu cliente entenda e use normalmente.

Dedicar algum tempo para entender completamente o seu público alvo vai ditar como o seu seu site deve se parecer e ser sentido, especialmente com relação às funcionalidades, layout, design, cores e linguagem a ser utilizada.

Baixe grátis - Pontos Principais para uma loja virtual de sucesso

Crie e domine sua categoria

Para ser um e-commerce de sucesso e referência no seu mercado de atuação, é essencial que o seu negócio seja visto como um líder, uma voz que as pessoas conhecem e confiam, e que ficam felizes de comprar. Normalmente isso é feito através do branding, mas pode ter uma conotação e um alcance muito maior em vários aspectos.

Algumas perguntas que podem te ajudar:

1 – Você está entrando em um nicho pequeno e restrito e quer vender, por exemplo, uma brande marca de camisetas femininas?

2 – Você está entrando em um nicho maior e que vender várias marcas de camisetas?

3 – Você está entrando na categoria mais alta e quer vender uma grande variedade de roupas de várias marcas?

Este é um exemplo simples para você poder perceber os diferentes níveis de categoria. O exemplo 2 parece ser o mais adequado para pequenos e médios e-commerces. Se você é muito específico, como no exemplo 1, você pode restringir o potencial de vendas pois o mercado é muito pequeno.

Se você quiser ir um passo além, você pode criar o seu próprio nicho ou categoria. Vamos supor que você começou a produzir suas próprias camisetas femininas com um material ecologicamente amigável. Isso agora é uma nova categoria – camisetas ecologicamente amigáveis – e você acabou de se tornar referência nesse novo mercado. Percebeu que as possibilidades podem ser infinitas?

Baixe grátis - Como fazer meu ecommerce aparecer na primeira página do Google

Controle

Como dono de e-commerce você vai publicar muita informação como descrição de produto, guias sobre como usar seu produto, artigos para blog, vídeos, etc. Porém, enquanto você produz todo esse conteúdo, tenha como objetivo “controlar” seus prospects e clientes, de forma a disponibilizar apenas as informações que são realmente necessárias para que eles comprem de você.

Esse “controle” permite que você cative, eduque e inspire sua audiência, convencendo as pessoas de que você tem o produto certo que vai suprir as suas necessidades e desejos.

Tudo está relacionado ao posicionamento. Lembre-se: seus clientes querem o que você está oferecendo, então faça tudo que puder para dar o que eles querem… antes que seu concorrente faça!

Grande abraço e até a próxima! LOTOFACIL FACIL LOTERIA FEDERAL

    Escreva um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *