Olá pessoal,
O relacionamento com a sua lista de leads é fundamental dentro do processo de vendas online. É através desse relacionamento que você vai conseguir quebrar objeções, paradigmas, dissolver dúvidas, criar autoridade, gerar confiança e credibilidade perante seus leads. O tempo que isso pode levar é relativo e depende de cada mercado. De qualquer forma, invista um bom tempo se relacionando com sua lista antes de oferecer qualquer coisa, pois assim as chances de vendas aumentam muito.
Depois que a sua lista já conhece você ou o seu negócio o suficiente, depois que eles já enxergam sua empresa como referência e autoridade dentro seu mercado, ou que pelo menos eles já se sintam familiarizados com o que você faz, é hora de você fazer sua oferta. E nesse caso, oferta não quer dizer preço baixo. Mas sim oferecer algum produto e/ou serviço para que sua lista compre.
Utilizando conceitos básicos de marketing difundidos por Philip Kotler há mais de 50 anos, sua oferta deve exceder as expectativas da sua lista. Você deve entregar mais do que prometeu. Fazer com que as pessoas se sintam realmente maravilhadas com aquilo que vão receber de você, que é alguém conhecido delas. Em marketing digital, os bônus são muito utilizados para se entregar mais do que o produto ou serviço em si. Mas existem outras formas de se fazer isso, como por exemplo com garantia estendida, compre 1 leve 2, consultorias exclusivas, acompanhamento, treinamento, etc. O que importa é que você descubra uma forma de entregar mais do que aquilo que o seu produto ou serviço se propõe a fazer. Resolva os problemas do seu cliente e ele irá sempre comprar de você.
Você pode estar se perguntando: mas Diego, isso pode ser aplicado a uma loja virtual que tem vários produtos cadastrados? Sim, você pode fazer esse processo para cada categoria ou tipo de produto, com diferentes abordagens para cada tipo específico de cliente. Ou então: isso funciona para uma empresa de serviços? Com certeza, descubra o que o seu cliente espera de uma empresa como a sua, crie o relacionamento e ajude-o um pouco mais. Isso gera fidelização.
Por último: isso funciona para ONG’s e instituições filantrópicas? Funciona sim. Existem cases onde uma campanha desse tipo aumentou e muito a base de colaboradores frequentes e também o número de doações (irei falar mais sobre cases de sucesso em outra oportunidade).
Você pode começar o relacionamento com sua lista mesmo sem ter uma oferta definida. Use o relacionamento com a lista para justamente descobrir o que ela quer e deseja, para aí sim você formatar uma solução que agrade e onde as chances de converter em vendas sejam muito maiores. Lembre-se que “lista é poder” e que o “conteúdo é rei”. Use os dos com sabedoria que os seus resultados vão te surpreender.
Grande abraço e até a próxima.
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