Como impulsionar seu e-commerce no Facebook

Você conhece alguém que ainda não tenha um perfil no Facebook? Pode até conhecer, mas eu aposto que é a minoria das pessoas que fazem parte do seu círculo de relacionamento.

Sendo assim, é fundamental que o Facebook esteja dentro da estratégia de divulgação da sua loja virtual. Afinal, não basta ter uma plataforma linda e robusta, produtos incríveis e preços imbatíveis. Se as pessoas não ficam sabendo de tudo isso, não existe venda. E sem venda, você sabe o que pode acontecer com qualquer negócio.

O Facebook pode ser usado para divulgar sua loja virtual de 2 formas: a gratuita e a paga. A forma gratuita está relacionada basicamente às postagens que você vai fazer ali dentro: qual linguagem mais adequada ao perfil do seu público alvo (fãs), planejamento de quais os assuntos que serão publicados e com qual frequência, escolha das imagens para causar impacto, quais os melhores horários para postar e como interagir com seus fãs.

Porém, infelizmente o Facebook mostra as suas publicações para um número muito pequeno da sua base de fãs, fazendo com que o seu alcance orgânico seja, geralmente, baixo e depende única e exclusivamente da alta capacidade de compartilhamento e engajamento dos seus posts. E como isso não é uma das tarefas mais fáceis, e as lojas virtuais precisam de vendas diárias e recorrentes, esse post vai focar no Facebook Ads.

Com o Facebook Ads é possível criar e configurar campanhas de compra de tráfego altamente qualificado para a sua loja virtual, fazendo com que as chances de conversão em vendas aumentem consideravelmente.

Mas lembre-se: o Facebook Ads não exclui as postagens na sua página. São 2 ações que devem ser levadas em conjunto na estratégia de divulgação da sua loja virtual.

Facebook Ads para ecommerce

A primeira coisa que você precisa saber (ou relembrar), é que para se fazer anúncios no Facebook seu negócio precisa ter uma fã page. Pode parecer um pouco óbvio, mas não é possível fazer anúncios em perfis pessoais.

E já que ter a fã page é fundamental para se fazer anúncios no Facebook, o primeiro passo é atrair pessoas para se tornarem fãs da sua página.

O Facebook permite que você crie campanhas para diversos objetivos diferentes, e a campanha com o objetivo de aumentar o número de curtidas para a sua página é uma das que traz mais resultados em um curto espaço de tempo, e a um investimento relativamente baixo.

Vale muito a pena começar no Facebook Ads com uma campanha para aumentar as curtidas da sua página. Sua base de fãs vai ser a principal fonte de tráfego para a sua loja virtual e de compartilhamento das publicações que for fazer.

E para que qualquer campanha tenha os melhores resultados usando o mínimo de investimento possível, é essencial saber usar a segmentação de público.

 

Segmentação

Para toda campanha dentro do Facebook Ads, é possível você segmentar exatamente o perfil de pessoas que devem receber seus anúncios dentro da sua timeline. Essa segmentação pode ser feita por: localização geográfica, idade, sexo, grau de escolaridade, ocupação, estado civil e interesses.

Por isso é importante que você conheça quem é o seu público alvo, para poder fazer campanhas que sejam exibidas apenas para quem se interessa pelo seu produto. Assim você não desperdiça recursos (tempo e dinheiro) com quem não faz parte do seu público alvo.

Fazendo uma boa segmentação é possível otimizar os resultados em cliques ou conversões, gastando o mínimo possível. Isso acontece pois quando você segmenta o público que vai receber seus anúncios, a concorrência com outras empresas é menor e o valor por clique ou ação desejada também é menor.

Então, fica a lição de casa: conheça quem é o seu cliente ideal e trace um perfil com as principais características da sua persona.

 

Pescar dentro do aquário

Onde você acha que é mais fácil de se pescar: no rio (ou no mar aberto) ou dentro de um aquário? É justamente isso que essa tática faz.

Depois que a sua campanha de atração de fãs tiver dado o resultado esperado (se a sua segmentação foi bem feita, quanto mais fãs melhor), você pode começar a configurar outras campanhas. Afinal, sua base de (possíveis) clientes já está pronta.

Aqui podemos destacar basicamente 2 tipos de campanhas que funcionam muito bem para ecommerce: levar as pessoas para a página de produto dentro da sua loja virtual e impulsionar um post.

Você pode usar as campanhas de levar as pessoas para a página do produto dentro da sua loja virtual para divulgar, por exemplo: um produto em promoção, um lançamento, algum produto sazonal dependendo da época do ano, etc. Esse tipo de campanha vai atrair apenas as pessoas que estão realmente interessadas no que você está vendendo, e as chances de conversão em vendas são maiores.

Ou então você pode fazer um post matador, super bacana, com uma imagem incrível, e impulsionar para que todas as pessoas que curtem a sua página tenham acesso a ele. Isso funciona muito bem em posts de campanhas do tipo “curta, compartilhe e concorra”. A grande vantagem desse tipo de post impulsionado é que o nível de engajamento e alcance da sua página vai aumentar consideravelmente, muitas vezes ultrapassando o número de fãs da sua página. Como consequência, o número de pessoas que vão curtir a sua página também vai aumentar, fazendo com que o seu aquário tenha cada vez mais peixes.

 

Remarketing

Nós sabemos que nem todo mundo que visita as páginas de produto dentro da sua loja virtual acaba comprando. E isso pode acontecer por diversas razões: a pessoa estava apenas pesquisando preço, procurando mais informações sobre o produto, formas de entrega e parcelamento, etc.

Para esses casos onde a venda não se concretiza em um primeiro momento, o Facebook Ads oferece uma ferramenta muito poderosa, que é o remarketing. O remarketing são os anúncios que cada pessoa vai continuar a receber depois de visitar determinada página dentro da sua loja virtual. Por exemplo, ela acabou de visitar uma página de camiseta que você vende mas não comprou. Da próxima vez que ela acessar o Facebook ela vai ver um anúncio específico daquela camiseta que foi visitada, lembrando que ela ainda está em promoção, ou que agora ela tem algum cupom de desconto para compra. Esse tipo de ação é muito eficaz para aquelas pessoas que ainda estão em dúvida sobre comprar ou não o seu produto tomarem a decisão de compra.

Apenas tome cuidado para não ser invasivo demais e se tornar inconveniente com a insistência em oferecer determinado produto para o seu prospect.

 

Conclusão

O Facebook é inegavelmente uma fonte muito rica de tráfego para a sua loja virtual. E com a possibilidade de segmentação para os anúncios, a qualidade desse tráfego também é excelente, o que aumenta as chances de conversão em vendas.

Trabalhe as campanhas de anúncios no Facebook Ads junto com postagens periódicas na sua fã page. As duas ações devem trabalhar em conjunto para dar ainda mais força e sustentabilidade para o seu negócio.

Deixe um Comentário