Se você está começando agora no universo do Marketing Digital, já deve ter se feito várias perguntas do tipo: como os sites vão parar na primeira página de buscas do Google? O que eu preciso fazer para o meu site aparecer lá?

Muitos se questionam e buscam formas de como colocar o site nos sites de busca com o objetivo de conquistas novos clientes, mas será que isso realmente funciona?

Existem inúmeras estratégias para colocar em prática no Marketing Digital de uma empresa, e entre elas estão os conceitos de tráfego orgânico e tráfego pago. Ambas precisam de um planejamento bem detalhado para que não aconteçam falhas indesejadas. 

É preciso colocar na balança quais são os objetivos da sua empresa e quanto pode ser utilizado para investimentos como esse.

Independente da escolha sobre qual conceito usar, é importante entender que qualquer ação online gera custos, seja para a contratação de um profissional da área ou para colocar campanhas na internet.

Aprenda o que é tráfego orgânico e tráfego pago e veja qual o mais indicado para o momento da sua empresa.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico consiste em trazer pessoas para um site sem investimentos diretos. Ou seja, sem patrocinar ou impulsionar campanhas.

Os investimentos para aumentar o tráfego orgânico de um site devem estar voltados para ações de Marketing Digital, como a aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca).

O processo para aumentar o tráfego orgânico pode acontecer de duas formas: melhorar a experiência do cliente e fazê-lo voltar outras vezes e/ou melhorar o ranqueamento do site nas pesquisas de busca.

Ambas as formas estão interligadas, pois mesmo que o seu site esteja na primeira página nas buscas, o seu conteúdo precisa ser bom o bastante para fazer o visitante ficar.

A ideia de melhorar a experiência do cliente engloba vários pontos: velocidade do site, conteúdos complementares, informações completas sobre os produtos, fotos, rápido atendimento, facilidade na hora da compra e muitas outras características. 

As estratégias de SEO também estão relacionadas com a experiência do usuário, mas, principalmente, em trabalhar de maneira completa as palavras-chaves, qualidade dos conteúdos, estrutura do site e velocidade de carregamento, e assim, alcançar o objetivo de posicionar o site entre os primeiros resultados nas buscas e gerar o aumento do tráfego orgânico.

O ponto que talvez faça as pessoas se questionarem sobre o tráfego orgânico é pela demora em ter resultados.

Entenda que para colher os frutos dessas ações pode levar um tempo maior que o desejado.

Porém, serão resultados mais concretos e duradouros pois envolvem reconhecimento de marca (criação de autoridade).

Tráfego pago

O tráfego pago acontece através de investimentos em anúncios e campanhas na internet.

Os visitantes encontraram o seu site quando pesquisarem por palavras relacionadas ao que foi cadastrado no anúncio.

Também é possível fazer esse tipo de investimento em mídia paga em redes socais, como um post patrocinado.

A maior característica do tráfego pago é a possibilidade de segmentar quem receberá o anúncio.

É importante avaliar o tempo de duração que o anúncio ficará no ar, pois, quando se encerra o investimento, também se encerram os acessos ao site vindos dessa fonte de tráfego.

Os acessos originados através do tráfego pago só são mantidos se sempre tiver anúncios ativos.

Em qual devo investir: tráfego pago ou tráfego orgânico?

Muitos pontos devem ser analisados antes de decidir em qual tipo de tráfego irá investir para conquistar novos visitantes para o seu site, e alguns deles são: quanto de verba você pode investir? Qual o principal objetivo: acessos ou vendas? Seu negócio visa resultados a curto ou longo prazo? 

Os tráfegos orgânico e pago muitas vezes são complementares e podem trazer ainda mais resultados se usados de forma balanceada.

Estude as possibilidades do seu negócio e qual investimento trará o retorno desejado.

Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu negócio.

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