Já falamos por aqui sobre o abandono de carrinho e como ele impacta nos resultados de um e-commerce. Um dos pontos que podem aumentar essa taxa é a fase do checkout, que é onde a pessoa decide se vai realmente fazer aquela compra ou não.

Um checkout muito complicado tende a ser suspeito pelos usuários. Dados desnecessários não vão levá-lo a nada, simplifique ao máximo o cadastro de novos clientes.

Solicite apenas dados essenciais

Oferecer uma página fácil de preencher é um atrativo a mais para conquistar aquele visitante que já está dentro do seu site. Não corra o risco de perde-lo por campos demais a serem preenchidos. No processo de pagamento a dica também é útil, solicite apenas os dados que forem realmente necessários.

Pense que seu cliente espera finalizar a compra em poucos minutos para ter logo o produto em mãos.

Facilite a etapa de pagamento

Disponibilize as imagens das formas de pagamento e bandeiras dos cartões para que se torne um ambiente amigável e conhecido para o visitante. É possível apresentar a bandeira do cartão que o cliente está preenchendo logo nos primeiros dígitos, isso facilita para ele e agiliza o processo de compra.

Não esconda os valores. Deixe-os o mais explícito possível para evitar mal-entendido, inclusive o campo para cupom de desconto.

Usabilidade do checkout

Além disso, o design da página também é importante. Faça o design do checkout atrativo e que siga a ideia do site. Entenda que todas as páginas do seu e-commerce precisam combinar entre si para não causar estranheza, mas não exagere. Ofereça uma página clara e sem informações que possam desviar a atenção.

Atenção a velocidade de carregamento, pois poucos segundos já podem ser um motivo para alguém desistir da compra.

Call-to-action (CTA)

Não deixe de dedicar atenção aos famosos botões que pontuam etapas importantes desde o momento de colocar um produto no carrinho até a conclusão da compra.

Facilite o checkout e conquiste novos clientes no seu e-commerce a tal ponto que faça-os retornar para novas compras.

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