Prova Social: uma estratégia para conquistar clientes no e-commerce

Seja qual for o produto que uma pessoa vai comprar, ela sempre vai buscar por recomendações, comentários e considerações de outras pessoas que já compraram aquele mesmo produto pra saber se a compra vale a pena ou não. Isso é chamado no Marketing Digital de Prova Social.

A prova social é uma boa estratégia para conquistar novos clientes com o feedback de clientes que já compraram do seu negócio. Principalmente nas redes sociais, os comentários sobre produtos e serviços podem ser facilmente encontrados e acabam se tornando uma prova de que o produto é bom ou ruim.

Antigamente isso era feito através do “boca a boca” e logo muitas pessoas estão com referências positivas sobre algum produto ou serviço. Hoje, as pessoas publicam nas redes sociais, e isso pode ser visto por milhares de pessoas.

A prova social funciona como uma comprovação de uma pessoa real que usou o seu produto. Deixa de ser aquela ideia de uma marca falando bem do seu próprio produto e sim uma pessoa que já testou e fez suas considerações.

Para um e-commerce, a prova social é ainda mais importante. Pensando que em uma loja física as pessoas podem pegar o produto nas mãos, ver de perto as características e provar, em uma loja virtual isso não é possível. Então as pessoas levam muito em consideração as referências e os comentários de quem já comprou.

Mas cuidado, a prova social pode ter dois lados: comentários positivos ou negativos. Diante disso, é importante você ser verdadeiro com seus clientes e não vender aquilo que não existe.

Seja claro em todas as informações referentes ao seu produto e as formas de pagamento, entrega e garantia se houver.

Como conseguir uma prova social do seu produto

Para conseguir a primeiras provas sociais para o seu produto é preciso pedir e não há nenhum problema quanto a isso. Se você conversa com o cliente através de uma rede social ou WhatsApp, peça um feedback e compartilhe com os seguidores. Aos poucos o seu público começa a se educar e deixar seus próprios comentários sem que seja necessário pedir.

Se você utiliza o e-mail marketing, é possível oferecer um benefício na próxima compra para quem deixar uma avaliação no site ou nas redes sociais, como um cupom de desconto, por exemplo.

Outra opção que gera bastante resultado é enviar um bilhete especial na embalagem pedindo para os clientes compartilharem aquele momento da chegada do produto nas redes sociais.

A prova social faz com que visitantes sintam vontade de viver uma experiência de compra com a sua marca e aumente as chances de se tornarem clientes fiéis e recorrentes.

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