São muitos conceitos que cercam o Marketing Digital para mensurar os resultados do seu negócio. A taxa de conversão é um dos mais importantes. Ela é uma métrica usada para saber a quantidade de pessoas que reagem as ações feitas em determinada situação.
Com a taxa de conversão é possível descobrir se as ações do Marketing Digital estão realmente funcionando ou se precisa de mudanças, até por que, toda ação exige tempo e investimento.
Taxa de conversão na prática
A taxa de conversão serve para calcular tudo aquilo que é feito no Marketing Digital. Todas as ações feitas com base na persona do seu negócio precisam ser medidas para comprovar os resultados.
Exemplo: se seu negócio fez uma ação para capturar leads através de uma landing page para convidar os visitantes a baixarem um e-book. A quantidade de pessoas que chegarem nessa página não vai ser a mesma que vai se cadastrar, concorda?
Dessa forma, a taxa de conversão é a métrica usada para conferir esses números e o total de visitantes que foram transformados em leads.
A principal função da taxa de conversão é descobrir se as ações estão funcionando ou se precisam ser mudadas. Além disso, ela também poder ser usada para calcular os retornos em cada etapa do funil de vendas e se existem outras opções para trazer mais clientes nesse processo.
Se você está fazendo um artigo no blog para levar seu lead para a última fase do funil e indica um produto, com a taxa de conversão é possível saber se esse artigo realmente foi útil e quantas pessoas ele direcionou para a compra final.
Como calcular a taxa de conversão do ecommerce
Não se assuste! Para calcular a taxa de conversão do seu negócio basta usar uma fórmula muito simples: número total de conversões / número de visitantes. O resultado deve ser relacionado à porcentagem para que se torne mais fácil de mensurar.
Exemplo: Se a sua landing page teve acesso de 1000 visitantes e apenas 20 pessoas cadastraram o e-mail, logo a taxa de conversão do seu negócio será de 2% (20/1000=0,02=2%).
Claro que, essa taxa de conversão é com base em ações para capturar leads, mas isso o calculo também pode ser adequado para outras finalidades com base no funil de vendas.
Se você quiser calcular a taxa de conversão de leads para cliente, por exemplo, você deve dividir o número de compras realizadas pelo número de leads trabalhados em determinado período.
Como analisar a taxa de conversão
Não basta só fazer as contas e ter acesso à taxa exata de conversão. Também é necessário saber analisar os resultados para dar sequência às ações de Marketing Digital ou mudar a rota.
O mais importante a se fazer na hora de analisar a taxa de conversão é confirmar se as ações estão funcionando. Caso não esteja, tente outras opções.
Dê sequência às ações que funcionaram com aqueles que avançaram na jornada de compra e estude outras atividades para os que regrediram.
Não existe uma taxa de conversão ideal. Isso pode variar de empresa para empresa e com base em cada segmento. Mas entenda a importância de calcular e trace metas futuras para aumentá-la.
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