A Black Friday é a data mais importante para os lojistas e em 2021 ela acontecerá no dia 26 de novembro. Muitas pessoas se programam para fazer compras nessa data e aproveitar os descontos e condições especiais que o comércio físico e online preparam anualmente.

Sabendo disso, é importante realizar um bom planejamento para que o seu negócio esteja preparado para atender toda a demanda e, inclusive, uma estratégia poderosa para aumentar as vendas nesse período. Alguns pontos são extremamente importantes para serem analisados antes de sair colocando descontos exorbitantes.

Analise campanhas antigas

Comece analisando campanhas de marketing digital anteriores para ver o que realmente o seu cliente mais busca nesses momentos, produtos mais vendidos, condições de pagamentos mais frequentes, quais as redes sociais a divulgação melhor se sobressaiu, investimento e lucro. Isso vai fazer com que você conheça melhor o comportamento do seu cliente e o que ele espera.

Pense que geralmente as pessoas fazem compras maiores na Black Friday, descubra quais são as expectativas do seu cliente.

Trace a estratégia de marketing digital para a Black Friday

Estude o que é melhor para o seu negócio: dar grandes descontos em todo o site ou apenas produtos selecionados? Aumentar a opção de parcelamento? Oferecer desconto para pagamento à vista? Compre um e leve dois? entre tantas outras opções.

Dedique um tempo para executar essa etapa com cautela e atenção. Muitos lojistas acabam ‘metendo os pés pelas mãos’ e ficam no prejuízo.

Trabalhe sempre com metas reais com a sua equipe.

Prepare seu e-commerce e a equipe

É importante lembrar que sua loja virtual deve estar preparada para receber um volume muito maior de visitantes. Muitas pessoas comprarão pela primeira vez e precisarão ter acesso fácil a todas as informações necessárias para efetuar a compra, como descrição completa do produto, formas de entrega, parcelamento e outras informações que achar importante.

As categorias precisam estar organizadas de forma lógica e fácil dos usuários encontrarem o que procuram e os produtos com o estoque preparado. Inclusive o material para embalar os produtos.

Prepare a equipe e contrate algumas pessoas temporárias se achar necessário. O atendimento online deve estar 100% disponível para tirar todas as dúvidas e ajudar os clientes em algum tipo de problema que possa surgir. Lembre-se: a Black Friday é uma data 100% dedicada ao consumo e as pessoas estarão preparadas para isso. Se o seu cliente não se sentir seguro em efetuar a compra na sua loja virtual, ele vai comprar na loja virtual do seu concorrente.

Não esqueça da divulgação

Os clientes precisam saber que você está preparando algo especial para a data. Faça um suspense e gere curiosidade para que todos fiquem aguardando o lançamento da campanha. Capriche nas suas campanhas de anúncio para gerar tráfego qualificado para sua loja virtual.

Trabalhe sua base de leads e clientes através de e-mail marketing para criar essa expectativa de compra. Use gatilhos de oportunidade, escassez, urgência, etc. Agora é a hora de aproveitar!

Use e abuse das redes sociais para preparar o seu cliente para o grande dia. Aqueles que já estão na base de contatos do e-commerce podem ter acesso a campanha com antecedência, incentive para que os visitantes se cadastrem e tenham condições exclusivas.

O sucesso da Black Friday do seu e-commerce depende de um planejamento feito com antecedência e as estratégias bem alinhadas.

Boas vendas!

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