Como e por que migrar uma loja física para e-commerce

Os e-commerces já estavam em ascensão muito antes da pandemia começar. Pós esse cenário, as vendas alavancaram ainda mais pelo fato do isolamento social e o fechamento de comércios não essenciais. Se você nunca havia comprado alguma coisa pela internet, com certeza teve que comprar durante os últimos meses.

Atualmente o motivo pelo qual as pessoas estão optando por comprar online é pelo medo ou proibição de sair nas ruas. Mas, antes disso, o principal fator que levava alguém a comprar pela internet é pela praticidade que isso pode gerar. Você acessa o site, compra, faz pagamento por cartão e recebe na porta da sua casa. Não precisa sair, conversar com vendedor, esperar em filas ou coisas do tipo.

Outro fator importante para que as pessoas preferiram comprar online é a opção de ver o que outros clientes estão falando da marca e produto, o que pode ser diferente ao fazer uma compra em loja física.

As lojas físicas exigem ‘esforços’ que os consumidores estão deixando de ter: tempo e paciência.

Segundo a pesquisa feita pela Compre&Confie, os números do e-commerce brasileiro cresceram 81% em abril e faturou mais de R$9 bilhões. O aumento nas compras através de lojas virtuais faz com que ocorra uma mudança gradativa nos hábitos de consumo das pessoas.

Levando isso em conta, talvez seja necessário avaliar se não é uma boa opção levar a sua loja física para o digital.

Por que as pessoas compram online

Essa resposta é possível obter com outra pergunta: porque você compra online? Cada pessoa tem seus gostos pessoais, mas todas chegam ao mesmo motivo: a praticidade.

A praticidade que envolve fazer uma compra online está elencada em vários pontos:

  • Disponibilidade de horário: a loja vai estar 24 horas por dia disponível para o cliente. Se você quiser comprar um biquíni às 4 horas da manhã isso será possível.
  • Sem vendedor ‘correndo atrás’: existe algo mais cansativo do que estar olhando uma vitrine e ter um vendedor colado em você? NÃO! Ou até, sair para comprar somente um produto e o vendedor te oferecer mais tantos outros.
  • Facilidade na hora de comprar: é só escolher seu produto preferido, colocar no carrinho, fechar a compra e esperar o entregador.
  • Sem julgamentos na hora do pagamento: se você quiser comprar uma blusa de R$19,90 e pagar em 4x, seja feliz! Não vai ter aquela cara do atendente de caixa te julgando.
  • Poupando diálogos desnecessários: ninguém vai te fazendo um interrogatório porque escolheu o produto X ao invés do Y.

Os pontos podem parecer exagerados, mas você já passou por uma dessas situações ao ir comprar em uma loja física. Lembrando que não estamos reclamando dos trabalhadores dessas lojas, mas apontando que o comportamento dos clientes está mudando de acordo com seus hábitos diários.

Hoje as pessoas vivem uma vida muito mais corrida que há alguns anos. Isso, de certa forma, está relacionado com o trânsito, quantidade de trabalho, compromissos do dia a dia e também com o avanço da internet.

A praticidade que a internet trouxe faz com que hábitos que antes eram comuns acabam sendo abandonados, como ir até uma loja física.

Como migrar sua loja física para um e-commerce

Manter uma loja física pode ser mais trabalhoso que ter um e-commerce.

Trate a loja online como um novo canal do seu negócio. Ainda que sejam os mesmos produtos, todo o sistema será diferente.

Planejamento para ecommerce

Sabe todos aqueles pontos para quando alguém vai iniciar um novo negócio? Faça isso do zero. Defina a persona do seu e-commerce, como ela se comporta e o que ela espera de uma loja do seu segmento.

Avalie em quais redes sociais será importante seu e-commerce estar presente e quais os conteúdos que a persona gostaria de ver. Pesquise os concorrentes do seu negócio e quais os pontos positivos e negativos dele, para que você tenha uma noção do que poderá enfrentar pelo menos no início.

Estude as possibilidades de estoque, quais os processos de compra e com quantas pessoas você precisará contar para que tudo funcione corretamente.

Consulte as opções de plataformas que podem atender melhor à demanda e acessos do seu site, é indicado procurar por alguém experiente no assunto para que não ocorram problemas quando o e-commerce já estiver no ar.

Divulgação de ecommerce

Existe uma grande diferença na divulgação de uma loja física e da online.

A loja física está ali para todos verem, existe a divulgação que a gente chama de ‘boca a boca’, um conta pro outro e isso já rende novos clientes.

Mas a divulgação de uma loja online precisa ser mais incisiva através das redes sociais e demais canais que você achar coerente para o seu público.

A produção de conteúdo é essencial para uma loja online. É necessário conquistar seu público através desses conteúdos para que façam a primeira compra.

O combo indispensável: fotos atraentes, descrições completas e divulgação intensa.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, ele consiste em melhorar o posicionamento do seu site nas buscas, como no Google, por exemplo.

As técnicas de SEO são essenciais para o sucesso de um e-commerce.

Ações de Marketing para ecommerce

O Marketing Digital é fundamental para a conquista de novos clientes, deve estar em paralelo com a divulgação feita nas redes sociais.

Ainda que também seja uma forma de divulgação, o Marketing Digital é mais completo, exige planejamento e estratégias que devem ser colocadas em práticas em longo prazo.

Pense na possibilidade de criar um blog para a sua loja virtual, investir em posts patrocinados e produzir e-mail marketing.

Logística e segurança

Os pontos mais importantes são esses: logística de entrega das compras no seu e-commerce (correio, entrega própria ou transportadora) e segurança para proteger os dados dos seus clientes.

Sites que não transmitem segurança raramente são escolhidos para uma compra e com demora na entrega também.

Colocar um e-commerce no ar exige tempo e uma equipe preparada para cuidar de cada etapa, tanto para produzi-lo quanto para mantê-lo funcionando e conquistando novos clientes.

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