Quem nunca colocou vários itens no carrinho de um e-commerce e não finalizou a compra que atire a primeira pedra.

Mas não foram todos os sites enviaram um e-mail de ‘oi, acho que você esqueceu alguma coisa aqui’.

O abandono de carrinho é um problema frequente em sites de compra e ainda gera muita insegurança a respeito de como lembrar o cliente que ele deixou algumas coisas esperando e até em o que fazer para que o mesmo volte e finalize a compra.

Motivos para ter carrinho abandonado no e-commerce

Os motivos que levam um cliente a deixar produtos no carrinho são inúmeros.

É só pensar no que te faz deixar produtos para traz no supermercado: Caro demais? Outra coisa te chamou atenção? Não é exatamente aquilo que você precisa? Será que ele atende sua necessidade? Você está precisando mesmo desse produto? A fila do caixa está grande para comprar ‘só isso’?

Entenda que esse é um desafio que vai acompanhar o seu e-commerce para sempre.

A taxa de carrinho abandonado continua sendo alta para a maioria dos segmentos.

Segundo alguns estudos, essa taxa já chegou a 82% no Brasil pelos mais variados motivos.

Ente os mais frequentes estão:

Colocou no carrinho só pra ver valor total

“Então, eu quero comprar os produtos X, Y e Z, mas não sei quanto de dinheiro preciso guardar para isso”. Aquela situação básica que a gente já conhece.

Todo mundo já fez isso e todo mundo vai continuar fazendo. Não tem como resolver esse tipo de situação.

A não ser que você esteja disposto a criar uma categoria no seu e-commerce com ‘possíveis kits’ que as pessoas se interessam em comprar de uma vez já com o preço total, pode ser uma alternativa interessante para combater essa taxa.

Pesquisando preços do mercado

Muitos também costumam colocar no carrinho para comparar preços com outros sites, esse problema pode ser resolvido analisando os perfis desses concorrentes e trabalhar em cima do diferencial da sua marca.

Se o seu produto for o mais caro entre eles é porque talvez você ofereça a melhor experiência de compra, concorda?

Então, trabalhe em cima do que faz o seu ser produto o mais caro – benefícios, características, usabilidade e tudo aquilo que agregar valor ao produto.

O cliente precisa ver que vale a pena pagar mais caro para ter um produto de qualidade.

Caso o seu produto seja o mesmo do concorrente, por exemplo, é preciso repensar o ‘porquê’ do cliente escolher o seu.

Será que a experiência de compra no seu site é melhor? Ele pode receber um brinde? Acumular pontos para próxima compra?

Valor do frete muito alto

Esse é um dos maiores problemas para quem vende online: conseguir diminuir ao máximo o valor que o cliente vai pagar para receber o produto em casa.

Muitas vezes o preço do seu produto pode ser o melhor do mercado e a qualidade também, mas o frete é muito alto.

Se uma pessoa está com o dinheiro ou limite do cartão contado para fazer essa compra, o frete pode ser o problema que vai fazê-la desistir.

Prazo de entrega

Ainda relacionado ao frete, a demora na entrega do produto chegar até o cliente também é um ponto que faz as pessoas repensarem onde vão fazer a compra.

Não pense que mentir sobre a data de entrega seja uma alternativa. Avalie as formas de entrega.

Cadastro ou checkout muito extenso

Perguntas desnecessárias fazem os clientes desistirem de fazer compras por dois motivos.

O primeiro é que geralmente as pessoas estão comprando na pressa, durante a correria do dia a dia ou quando já estão no fim de um dia cansativo.

Já o segundo motivo é que perguntas que não fazem sentindo geram desconfiança.

Na hora em que o cliente está fazendo cadastro no seu site é porque falta muito pouco para ele fechar uma compra. Não dê motivos para ele desistir.

Etapa do pagamento: sem banners e pisca pisca

O abandono de carrinho pode ser relacionado com outro ponto: imagens que tiram a atenção fazem o cliente clicar e assim você perde mais uma compra.

Não coloque informações e banners piscando e chamando a atenção.

O cliente precisa estar em uma tela limpa e objetiva para chegar até o final do processo de compra. Caso contrário, os riscos dele ir pra outra página é muito grande.

Poucas opções de formas de pagamento

Infelizmente as formas de pagamento vão ser sempre um ponto essencial tanto para abandono de carrinho quanto para novas compras. É uma balança de qual rende mais para o seu negócio.

Pense que existem muitos bancos, créditos e cartões. Cada vez mais as pessoas vão deixar de pagar por boleto. Ofereça aquilo que o seu cliente precisa para fechar a compra.

Se necessário, faça uma pesquisa de quais formas de pagamento estão sendo mais escolhidas entre os consumidores do segmento do seu e-commerce.

Problemas referentes ao site

Site lento, falta de configurações, categorias confusas e página não encontrada são alguns dos problemas que podem gerar abandono de carrinho.

A tendência é que as pessoas fiquem cada vez mais sem paciência para falhas ou erros, infelizmente.

Desse modo, é necessário conferir como está sendo a experiência do cliente dentro do seu site: ele consegue procurar rapidamente por determinado produto? As categorias não podem ser refeitas? A velocidade de carregamento está boa? Esses são alguns pontos que devem ser analisados para diminuir a taxa de carrinho abandonado.

Como resolver o problema de abandono de carrinho no e-commerce

Todos os pontos que mencionamos acima podem estar acontecendo no seu e-commerce.

Para diminuir os números de carrinhos abandonados você pode começar fazendo o percurso que o cliente faz dentro do seu site.

Estude o processo e analise o que pode ser melhorado e o que está atrapalhando para que o cliente chegue até o momento de fechar a compra.

É necessário conhecer o seu cliente para saber o que é importante para ele na hora de definir onde vai comprar um produto.

Um exemplo fácil para entender: você sabe se o seu cliente prefere receber o produto mais rápido pagando mais de frete ou pagar menos e prolongar a data da entrega?

A alternativa fundamental para recuperar um carrinho abandonado é enviar um e-mail lembrando o cliente desse fato e talvez até oferecer um desconto especial para ele voltar ao site e fechar a compra.

Chamamos essa estratégia de remarketing e ela consiste em interagir com os leads ou clientes através do e-mail marketing. Existem várias formas de aplica-la para melhorar a comunicação com o público de forma humanizada e positiva.

Estude as alternativas que foram citadas no artigo e coloque-as em prática para diminuir o número de carrinhos abandonados no seu e-commerce.

Entre em contato com a nossa equipe se precisar de ajuda.

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