Com o sucesso das redes sociais muitos negócios deixaram de lado o bom e velho e-mail marketing, mas essa não é uma boa estratégia. Apesar das redes sociais ter um alcance maior, ainda não temos a garantia de que estarão no ar daqui alguns anos.

O que confirma essa questão é o último “apagão” das redes sociais no início de outubro de 2021, que ficaram fora por cerca de 6 horas e as lojas virtuais que mantinham contato com seus clientes apenas pelas redes acabaram tendo prejuízo. Já aquelas que mantinham uma base de contatos atualizadas por e-mail, conseguiram preparar um conteúdo e vender.

Reunimos as principais dicas para preparar um e-mail marketing completo e atrativo para ajudá-lo a investir nesse formato. Confira:

Não crie um e-mail marketing por criar

O seu cliente vai perder alguns minutos lendo apenas o seu e-mail, então faça com que ele não ‘perca tempo’ e ofereça um conteúdo que agregue. Seja com novos produtos para conhecer, informações legais sobre o seu negócio, dicas ou descontos.

Tenha um assunto atrativo para o email marketing

Lembre-se que o título do e-mail precisa ser chamativo para que o cliente o abra. É necessário convencer o cliente através do título para que ele decida abrir o e-mail e ler o conteúdo.

Quando possível, inclua números no assunto, pois gera a ideia que são informações verdadeiras e importantes, por exemplo: 5 dicas para dormir melhor ou 6 produtos que vão transformar sua rotina.

Fique atento ao número de caracteres para não prejudicar a leitura na versão mobile.

Mescle texto e imagem

Um e-mail apenas com texto não é atrativo e um e-mail apenas com imagens pode levá-lo à caixa de Spam. A recomendação é que um tenha um proporção de aproximadamente 40% de imagem e 60% de texto para que garantir uma boa taxa de entrega.

Atenção para não deixar o e-mail muito longo. Passe informações objetivas e que sejam de fácil leitura. Revise a ortografia do texto ou possíveis erros de digitação e inclua links nas imagens para levar o cliente ao seu site.

Coloque um CTA no seu email marketing

Inclua sempre um call-to-action que incentive o cliente a clicar e ir para o e-commerce.

O CTA funciona como gatilho mental com senso de urgência: confira no site, compre agora, acesse gratuitamente e muitas outras opções.

Teste o eu e-mail marketing antes de enviar

Envie um teste do e-mail para você mesmo ou de preferência para outra pessoa. É nesse momento que tudo deve ser revisado com atenção: texto, imagens e links.

E a nossa dica de ouro para donos de e-commerce é a seguinte: não tire o e-mail marketing da lista de prioridades do seu negócio.

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