Sempre no mês de aniversário de qualquer loja virtual, é fundamental planejar e executar ações de marketing que registrem e comemorem esse momento especial. Afinal, todos os anos reservam novos desafios e aprendizados, e nada melhor do que comemorar com aqueles que mantêm o negócio vendendo: os clientes.
O foco deve ser promover uma campanha que agrade e incentive o cliente a fazer uma compra, além de atrair novas pessoas para conhecer a loja virtual.
Defina a melhor ação para o aniversário da sua loja virtual
Este momento especial pode ser transformado em um verdadeiro sucesso de vendas, desde que sejam definidas as estratégias corretas. Planejar ações comemorativas bem estruturadas é crucial para atrair novos clientes, fidelizar os atuais e aumentar a visibilidade da marca.
A chave para o sucesso está em entender o que mais agrada e engaja seu público-alvo, oferecendo a eles experiências e incentivos que realmente façam a diferença. Se você deseja transformar o aniversário da sua loja virtual em um evento marcante e lucrativo, é fundamental adotar as melhores práticas de marketing e vendas.
Abaixo, você encontrará cinco dicas essenciais de ações de marketing para comemorar o aniversário de uma loja virtual.
1. Lançamento de Novidades
Quem não gosta de aproveitar uma novidade? As novidades são ótimos motivadores na hora da decisão de compra dos clientes. Quando você prepara o cliente para receber uma novidade, isso já gera um sentimento de urgência e curiosidade, tornando ainda mais propício que ele faça uma compra assim que a novidade estiver disponível.
Para lançamentos e coleções especiais, é interessante criar uma landing page para o cliente se cadastrar e ter a garantia de que vai conferir tudo em primeira mão. Utilize o e-mail marketing para manter seus clientes informados e ansiosos pelo lançamento.
2. Descontos e Promoções
Trabalhar com descontos em produtos selecionados, especialmente aqueles que têm bastante em estoque ou são de coleções passadas, pode ser uma estratégia eficaz.
Mas se você pensa em renovar as opções de produtos da loja, considere a possibilidade de oferecer desconto na loja toda. Isso pode até virar uma tradição anual e ser um momento chave para renovar a cartela de produtos do ano anterior.
O e-mail marketing deve ser seu maior aliado nesse momento. Crie uma comunicação atraente para captar a atenção dos clientes e impulsionar as vendas. Prepare também campanhas de anúncio no Google Ads e Facebook Ads para trazer novas pessoas para a loja e aumentar a base de contatos.
3. Programa de Benefícios
Já existem algumas opções de programas de benefícios no mercado que estão sendo bem-vistas pelo público:
Cashback
É uma estratégia onde uma porcentagem do valor gasto pelo cliente em uma compra é devolvida a ele na forma de crédito, que pode ser usado em compras futuras.
Dentre a vantagens dessa estratégia estão:
- Incentivo à Recompra: Como os clientes recebem crédito para compras futuras, há um forte incentivo para que voltem à sua loja para usar o cashback acumulado.
- Percepção de Valor: Os clientes percebem que estão economizando dinheiro ou recebendo algo em troca de suas compras, aumentando a satisfação.
- Fidelização: Programas de cashback podem criar um senso de lealdade, fazendo com que os clientes escolham sua loja em vez de concorrentes.
Acúmulo de pontos
No sistema de acúmulo de pontos, os clientes ganham pontos por cada compra realizada. Esses pontos podem ser trocados por produtos, descontos ou outros benefícios.
Alguns pontos positivos dessa estratégia são:
- Engajamento: Os clientes tendem a se engajar mais com a marca, pois estão motivados a acumular pontos e alcançar recompensas.
- Flexibilidade: Os pontos podem ser usados para oferecer uma variedade de recompensas, desde produtos exclusivos até descontos em futuras compras.
- Gamificação: Transformar a experiência de compra em um jogo pode aumentar o interesse e a participação dos clientes.
Desconto na próxima compra
Oferecer um desconto na próxima compra é uma maneira direta de incentivar os clientes a voltarem à sua loja. Após uma compra, o cliente recebe um cupom ou código de desconto que pode ser usado na próxima transação.
Essa é uma boa estratégia porque garante:
- Simplicidade: Este tipo de programa é fácil de entender e de implementar, tanto para a loja quanto para os clientes.
- Incentivo Imediato: Oferecer um desconto imediato para a próxima compra cria um incentivo forte e direto para a recompra.
- Aumento de Vendas: Pode rapidamente aumentar o volume de vendas ao incentivar compras recorrentes.
Esses tipos de ação fortalecem o vínculo com os clientes, fazendo com que eles voltem a comprar na loja virtual.
4. Frete Grátis
O abandono de carrinho acontece na maioria das vezes por conta do valor do frete. Quando um e-commerce oferece frete grátis, ele aumenta as chances de concluir aquelas compras onde os produtos estão no carrinho há alguns dias.
E o frete grátis pode ser oferecido conforme a estratégia de vendas da loja.
- Compras acima determinado valor: Você deve avaliar qual o preço mínimo que a compra do seu cliente deve ter, para que você possa oferecer frete grátis sem que o seu lucro seja afetado.
- Somente para regiões específicas: Sua loja virtual tem um público maior em uma certa região? Avalie se é possível oferecer frete grátis para esses clientes mais engajados.
Essas ações não apenas incentivam a compra, mas também podem ser usadas como um diferencial competitivo, destacando sua loja em relação aos concorrentes.
5. Cupom de Desconto
Clientes adoram cupons! E os benefícios podem ser variados de acordo com a comemoração.
- Desconto especial: Escolha a melhor opção para sua loja virtual, podendo ser descontos gerias ou em uma certa categoria de produtos.
- Frete grátis: Como falamos anteriormente é importante avaliar a disponibilidade de oferecer frete gratuito.
- Brinde exclusivo: Objetos personalizados da sua loja podem ser um ótimo brinde, eles ajudam a criar vínculo com a marca.
- Embalagem comemorativa: Embalagens colecionáveis são ótimos em gerar interesse de compra em clientes que já são fiéis a sua marca.
Não pense que apenas os descontos são um atrativo; tudo que pode agradar a persona do seu negócio é válido.
Dica Extra: Estenda a Comemoração
As ações podem ser feitas apenas no dia do aniversário, mas nossa dica extra é estender a celebração para uma semana inteira, aproveitando para trabalhar promoções de 24 horas. Essa estratégia mantém o engajamento dos clientes por um período mais longo e pode resultar em um aumento significativo nas vendas.
Escolha a ação que mais combina com o estilo do seu e-commerce e surpreenda seus clientes, desse jeito você aproveita o aniversário da sua loja virtual para realizar campanhas promocionais bem planejadas, que podem resultar em um aumento significativo nas vendas e na fidelização dos clientes.
Confira um episódio super legal do podcast Os Sócios, sobre estratégias de vendas, para se aprofundar mais no assunto:
Como tornar o aniversário da sua loja virtual mais atrativo?
Não são apenas as estratégias de ação de vendas que precisam ser assertivas, todo o planejamento em torno do aniversário da loja deve ser bem pensado e calculado.
O importante é tornar o aniversário da loja um momento aguardado pelo seu cliente. Criar expectativas e curiosidade.
Depois de definir suas ações de vendas, defina quais canais de comunicação e estratégias serão usadas, confira as nossas dicas:
Landing Page
Crie uma landing page para que o consumidor possa se cadastrar e ter acesso antecipado aos benefícios do aniversário da loja virtual.
Com essa estratégia, além de criar expectativa, você aumenta sua base de leads engajados, e pode usar essas informações para estruturar melhor suas próximas ações e estratégias.
E-mail Marketing
Com o contato dos leads, dispare e-mails marketing sobre o aniversário da loja. Nessa etapa o importante é preparar o seu cliente, para que no dia da ação ele já esteja decido a comprar.
Lembre-se de criar uma constância na comunicação, se os e-mails forem enviados com muita antecedência ou tiverem um tempo de envio muito grande um do outro, o lead pode esfriar e perder o interesse.
Posts e Stories
As redes sociais são uma ótima forma de divulgar suas ações, mas o melhor que elas podem oferecer são as interações e as informações do público.
De acordo com os comentários você pode ver quais produtos as clientes estão mais interessados em comprar na promoção, qual o objetivo da compra (se é para uso próprio ou presente), e até mesmo quais ações eles acham mais interessantes, “meu público prefere um desconto ou frete grátis?”.
São questões que podem ser avaliadas antes de colocar as ações de vendas no ar e que te ajudam a ser mais assertivo.
Por isso crie postagem com perguntas, enquetes, previews e fique atento a reação que os clientes têm.
Google Ads
Investir em anúncios no Google Ads é uma estratégia essencial para expandir seu alcance, atrair novos clientes e incentivar a recompra. Essa plataforma oferece ferramentas poderosas para segmentação e remarketing, permitindo que seu negócio alcance o público certo no momento certo.
1 – Pesquisa Direcionada: O Google Ads permite que você crie anúncios que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa quando alguém procura por termos relacionados ao seu negócio. Isso significa que você está alcançando pessoas que já demonstraram interesse em produtos ou serviços semelhantes aos seus.
2 – Rede de Display: Além dos anúncios de pesquisa, o Google Ads permite que você coloque anúncios em uma vasta rede de sites parceiros, aumentando ainda mais o alcance da sua campanha.
3 – Remarketing: Com o remarketing, você pode exibir anúncios para pessoas que já visitaram seu site, incentivando-as a voltar e concluir uma compra.
Facebook Ads
O Facebook Ads é essencial para qualquer negócio que deseja expandir sua presença online e alcançar novos públicos. Veja como podemos utilizá-los para atingir novos públicos e incentivar a recompra.
1 – Segmentação Avançada: O Facebook Ads permite segmentar o público com base em uma ampla gama de critérios, como idade, localização, interesses e comportamentos. Isso garante que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviço.
2 – Formatos Diversos: Desde imagens e vídeos até carrosséis e stories, o Facebook oferece diversos formatos de anúncios para engajar seu público de maneira criativa e eficaz.
3 – Instagram Ads: Integrado ao Facebook, os anúncios no Instagram ampliam ainda mais seu alcance, especialmente entre os usuários mais jovens e engajados.
Conclusão
Escolha a ação que mais combina com o estilo do seu e-commerce e surpreenda seus clientes. Lembre-se de que a comemoração do aniversário da loja é uma oportunidade não apenas de aumentar as vendas, mas também de reforçar o relacionamento com os clientes e atrair novos consumidores.
Se você está pronto para criar estratégias eficazes e personalizadas para comemorar o aniversário da sua loja virtual, entre em contato com a nossa equipe de marketing da Artefato.
Estamos aqui para ajudar você a planejar e executar campanhas que não só celebram o sucesso da sua loja, mas também impulsionam suas vendas.
Fale conosco hoje mesmo e comece a ver resultados reais!
Comments